• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 21, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

Eis a nova e impressionante Ducati Streetfighter V4, a mais veloz e sofisticada

by Bernhard Cousin
Novembro 28, 2024
in Destaque Comércio, Noticias de Motos, Novidades - Actualidade
0
Eis a nova e impressionante Ducati Streetfighter V4, a mais veloz e sofisticada

© Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Estreou esta quinta-feira mais um modelo da Ducati para 2025. Chega, agora, a nova Streetfighter V4, que é apresentada como a mais veloz e sofisticada superbike de sempre do construtor. Tem também a versão V4 S, estando disponível nos concessionários a partir de março de 2025.

Motor V4 Desmosedici Stradale

A Ducati Streetfighter V4 tem o motor Desmosedici Stradale V4 derivado da Panigale V4, com tecnologia que aproveita a experiência adquirida no MotoGP como a arquitetura V4 90º com distribuição desmodrómica, cambota contra-rotativa e temporização Twin Pulse.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

O diagrama de distribuição foi revisto, e o motor cumpre as normas de emissões Euro 5+. O motor de 1.103 centímetros cúbicos atinge uma potência de 214 cv às 13.500 rotações por minuto, enquanto o binário é de 120 Nm às 11.250 rpm. A caixa é manual de seis velocidades, com sistema Ducati Quick Shift (DQS) up/down 2.0.

Ciclística derivada do MotoGP; suspensões de ponta na V4 S

Ao nível de ciclística, há também soluções que derivam do MotoGP, sendo a Streetfighter mais próxima de sempre da Panigale. Nem foi necessário mudar o comprimento do braço oscilante, trabalhando-se apenas com um ligeiro aumento do ângulo de direção de modo a conseguir o equilíbrio ideal entre agilidade e estabilidade.

Tudo é novo na ciclística para este modelo. O quadro frontal é mais leve e a sua rigidez foi otimizada. Nas suspensões reside uma das grandes diferenças entre a Streetfighter V4 e a V4 S.

A V4 tem forquilha Showa BPF totalmente ajustável à frente e amortecedor Sachs totalmente ajustável atrás. Já a V4 S dispõe de suspensões eletrónicas: forquilha totalmente ajustável Öhlins NIX30 (SV) com ajuste eletrónico da compressão e ressalto com o Öhkins Smart EC 3.0 na dianteira; e amortecedor totalmente ajustável Öhlins TTX36 (SV) S-EC 3.0, que possui ajuste em compressão e ressalto com Öhlins Smart EC 3.0. O braço oscilante Hollow Symmetrical em alumínio é comum a ambas as versões.

Quanto ao sistema de travagem, é composto por dois discos semi-flutuantes e pinças radiais Brembo Monobloc Hypure de quatro êmbolos à frente, e disco e pinça de dois êmbolos atrás. O sistema Race eCBS com funcionalidade de Curva faz parte do equipamento de série. As jantes são de 17 polegadas e cinco raios à frente e atrás, mas o material é diferente: a V4 usa liga leve, enquanto a V4 S usa alumínio forjado. Calçam pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa.

Design e ergonomia

© Ducati

A Streetfighter V4 mantém a identidade desta gama da Ducati, desprovida de carenagem, mas as suas linhas foram revistas para melhor equilibrar as proporções e distribuição de volumes. Há um farol LED totalmente novo à frente, e também atrás a iluminação é totalmente em LED.

As asas biplano que caracterizam a identidade visual da Streetfighter mantêm-se, mas ganharam em eficiência e foram integradas de uma forma diferente. O escape do tipo 4-2-1-2 está colocado debaixo do motor.

O depósito de combustível tem capacidade para 16 litros, com um ombro particularmente diferenciador. A secção de cauda é mais alongada para a traseira, e o suporte de matrícula é mais curto. O assento do passageiro está numa posição mais baixa do que na anterior geração da moto.

A posição de condução deriva daquela usada na Panigale V4, mas ajustada à Streetfighter para aumentar o conforto. A unidade de assento/depósito é espaçosa, proporcionando maior liberdade de movimento ao condutor. De mencionar também a existência de duas correias dentro dos painéis laterais que afasta o ar quente das pernas do condutor. A moto vem, de série, com assento só para o condutor, mas há kit de passageiro como acessório opcional.

Painel de instrumentos e eletrónica

A bordo da nova Ducati Streetfighter V4 encontra-se o novo ecrã TFT de 6,9 polegadas com o aspeto 8:3. O layout muda de forma dinâmica, podendo mostrar diversas informações desde as mais básicas e primordiais à monitorização da pressão dos pneus (TPMS) ou navegação. Há dois modos de visualização: Track, vocacionado para as pistas; e Road, apto para o uso em estrada que também pode exibir a reprodução de música caso esteja instalada.

Quatro modos de condução (Race, Sport, Road e Wet) modificam o comportamento da moto e do motor consoante as condições ou estilo de condução pretendido. Há também vários auxílios à condução: controlo de tração Ducati (DTC), controlo do travão motor (EBC), controlo de cavalinho Ducati (DWC), controlo de deslize Ducati (DSC) e luz de travão Ducati (DBL) EVO. O Ducati Vehicle Observer (DVO) é um algoritmo que gere os controlos de tração e cavalinho.

Tags: Ducati

Related

Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Kawasaki e os híbridos: Novas patentes apontam para uma evolução mais eficiente

A Kawasaki continua a apostar seriamente na tecnologia híbrida e uma nova patente revela que a marca japonesa está a repensar a arquitetura destas motos para resolver um...

Read moreDetails

Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

by Redação
Dezembro 20, 2025
0
Shark SKWAL CUP Speed-Fancy: Espírito de competição para a estrada

O Shark SKWAL CUP Speed-Fancy nasce inspirado nos formatos de corrida “Cup” e foi pensado para condutores que encaram cada saída como um exercício de precisão e controlo....

Read moreDetails

Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Vídeo: Vá além fronteiras com a KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO 2026 marca um novo patamar no segmento das motos de aventura, ao combinar desempenho de alto nível com uma abordagem tecnológica...

Read moreDetails

FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
FB Mondial Piega 452: estilo italiano e desempenho A2 agora em promoção

A FB Mondial Piega 452 afirma-se como um dos modelos mais marcantes da marca italiana nos últimos tempos, combinando design retro, tecnologia atual e um posicionamento claramente desportivo....

Read moreDetails

A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
A aventureira definitiva? A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 chega mais preparada do que nunca

A Yamaha Ténéré 700 World Raid 2026 reforça a sua vocação de grande viajante e afirma-se como uma das propostas mais completas no universo trail de média cilindrada....

Read moreDetails

Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

by Redação
Dezembro 19, 2025
0
Pedro e Jorge Braga iniciam no dia 20 a viagem rumo a Dakar, equipados com algumas das marcas mais prestigiadas do setor

A Jasil Comercial, reconhecida no mercado nacional pela distribuição de equipamento e componentes para motociclismo, confirma a sua colaboração com a Expedição Braga Dakar 25. A iniciativa, protagonizada...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.