Na EICMA 2023 foram apresentadas muitas novidades e uma das gamas que se destacou mais foram as Adventure. Houve oportunidade de ver modelos preparados para produção e protótipos que deixaram bastante curiosidade.Conheça o top 10 das novidades no Salão de Milão e todos os detalhes de cada modelo ADV.
Moto Morini X-Cape 1200
O novo motor V2 Corsa Corta EVO, concebido e fabricado em Itália, garante um verdadeiro desempenho de moto de alta cilindrada, sem esquecer os pormenores de uma economia cuidada, cumprindo os requisitos da norma Euro5+.
A moto está equipada com cruise control, shift assist, controlo de tração e radar de ângulo morto. A experiência de condução é personalizável graças a quatro modos de condução diferentes que influenciam a potência do motor e os controlos de estabilidade e de travagem.
A altura e a ergonomia do assento permitem o acesso de condutores de todas as alturas e a carenagem proporciona proteção aerodinâmica mesmo a velocidades mais elevadas. Até o passageiro dispõe de um bom espaço para se sentar, com um estudo cuidadoso da triangulação entre o assento, os poisa-pés e a barra de apoio em alumínio, integrada na placa do suporte traseiro.
O quadro tubular em treliça envolve o motor, minimizando as dimensões transversais e o braço oscilante mede 630 milímetros.
As jantes raiadas estão equipadas com pneus Pirelli Scorpion Trail e os sensores de pressão dos pneus são fornecidos de série, permitindo a apresentação de dados em tempo real no ecrã, garantindo que o condutor tem sempre sob controlo um parâmetro de segurança fundamental.
O sistema de travagem Brembo inclui pinças dianteiras monobloco ultra-leves e um disco traseiro com 280 milímetros de diâmetro.
O sistema ABS foi implementado com uma função de curva.
Para aqueles que querem enfrentar estradas não pavimentadas, a opção de poder anular o sistema de travão anti-bloqueio permanece válida.
O ecrã TFT de 7 polegadas inclui o sistema de navegação integrado para que possa visualizar os mapas diretamente no ecrã, sem deixar de ter as informações de condução essenciais na ponta dos dedos.
Os faróis full-LED são também melhorados com luzes de curva que aumentam o campo de visão do condutor durante a condução nocturna.
CRF1100L Africa Twin e Africa Twin Adventure Sports
O Salão de Milão (EICMA) assinala também a estreia pública da CRF1100L Africa Twin de 2024 e da sua variante Adventure Sports, que apresentam uma série de atualizações de desempenho e também práticas para este ano.
Ambos os modelos veem um aumento de 7% no binário máximo – que aparece 750 rpm mais cedo na faixa de rotação – graças a alterações na relação de compressão, comando das válvulas, aberturas de admissão e ainda na programação da ECU. As revisões efetuadas à transmissão de dupla embraiagem (a já famosa DCT) permitem meter reduções na caixa de forma mais rápida para corresponder às novas performances do motor, juntamente com uma melhor deteção de curvas e uma sensação mais natural no arranque inicial e entre a primeira e segunda velocidades.
O caráter funcional foi melhorado pela adição de pneus tubeless (sem câmara-de-ar) para facilitar as reparações rápidas e um para-brisas maior com 5 níveis de regulação.
A CRF1100L Africa Twin oferece agora a possibilidade de alterar a pré-carga da mola traseira em movimento através do ecrã tátil de 6,5 polegadas.
As capacidades de condução em estrada da CRF1100L Africa Twin Adventure Sports são reforçadas por uma nova roda dianteira de 19 pol. e por um pneu dianteiro mais largo, para além de uma maior proteção contra as intempéries graças à carenagem dianteira mais larga e ao para-brisas de maiores dimensões, bem como um maior conforto graças ao banco mais macio.
Yamaha GYTR Ténéré 700 World Raid
A filosofia da Yamaha com a GYTR – Genuine Yamaha Technology Racing – é sempre aproveitar o trabalho de investigação e desenvolvimento levado a cabo pelas equipas oficiais de competição e utilizá-lo para criar as peças de desempenho com a mais elevada especificação disponíveis para qualquer proprietário Yamaha.
As peças GYTR foram todas desenvolvidas através da utilização de motos de competição, enquanto as equipas lutam pela vitória ao mais alto nível. E agora, seguindo o sucesso da Yamaha Rally Team, a GYTR chega pela primeira vez ao segmento Adventure, com o lançamento de uma gama dedicada que inclui kits de performance para a Ténéré World Raid, com peças também disponíveis separadamente para a Ténéré 700 de série.
A Yamaha Motor Europe P&A, com a Yamaha Motor Europe Research & Development, em colaboração com a Ténéré World Rally Team e os seus pilotos Pol Tarres e Alessandro Botturi, trabalharam meticulosamente para desenvolver esta nova e entusiasmante gama de peças, que resulta do desenvolvimento de uma moto de aventura de dois cilindros capaz de competir e superar protótipos mais leves de 450cc.
Este facto foi recentemente comprovado nas corridas TransAnatolia, onde a Ténéré World Raid de desenvolvimento equipada com o kit GYTR completo terminou em primeiro e segundo lugar na classe B2.
Oferecendo um aumento de 8,5% no desempenho do motor e um quadro afinado para proporcionar um verdadeiro potencial de rali, os Kits de Desempenho GYTR são fornecidos em três fases distintas, que se combinam para criar a derradeira Ténéré World Raid.
Desenvolvido para explorar todo o potencial de aventura do motor CP2 de 689 cc da Ténéré 700 World Raid, o kit GYTR Performance utiliza a cablagem de origem, mas acrescenta um sistema de escape de corrida leve da Akrapovič construído totalmente em titânio.
Concebido para otimizar o fluxo de gases de escape, o sistema funciona em conjunto com o kit de filtro de ar GYTR, composto por uma caixa e um elemento de filtro feitos à medida, e a ECU GYTR, que ajusta o mapeamento da ignição e do combustível para maximizar a potência e o binário. As peças de desempenho GYTR conjugam-se para aumentar o desempenho até 9 cv.
Em conjunto com as peças de afinação do motor, o kit também contém um kit de assento e poisa-pés com especificações de rali. O assento GYTR Rally, de uma só peça, substitui a unidade standard de duas peças. Com o logótipo GYTR, o assento é feito de material aderente para o máximo controlo mesmo nas condições mais difíceis. De série, o assento Rally aumenta a altura do assento em 25 mm, mas foi concebido para permitir ao condutor cortar a espuma e criar uma forma personalizada para satisfazer os seus próprios requisitos ergonómicos. O assento Rally funciona em conjunto com o conjunto dos poisa-pés mais largos GYTR, que apresentam um design altamente dentado para ajudar a aderência e um padrão aberto destinado a reduzir a acumulação de lama em condições extremas.
O componente final do kit Performance é uma atualização da cobertura da embraiagem, com uma cobertura dividida em alumínio da marca GYTR que permite um fácil acesso ao funcionamento interno da embraiagem para uma rápida manutenção entre as etapas do rali.
O kit GYTR Performance foi desenvolvido para uma instalação fácil, permitindo que a cablagem, as rodas e o sistema ABS sejam mantidos.
Royal Enfield Himalayan 450
A Royal Enfield, um dos principais intervenientes no segmento de motos de média cilindrada (250 cm3 – 750 cm3), apresentou hoje a nova Himalayan no Salão de Milão EICMA 2023, em Itália. Assente no grupo motriz integrado num veículo mais recente, leve e avançado a nível tecnológico da Royal Enfield, a nova Himalayan utiliza o novo motor refrigerado a líquido Sherpa 450 e apresenta um conjunto de novas funcionalidades tecnológicas integradas que melhoram a experiência de aventura na sua nova moto. Apresentada hoje para os públicos globais, a nova Himalayan da Royal Enfield será lançada na Índia antes do final do ano, ficando posteriormente disponível noutras regiões.
A Royal Enfield tem uma longa associação aos Himalaias, que tem sido a casa espiritual e a inspiração criativa da marca. A Himalayan original foi inspirada na tradição de 60 anos de explorar os Himalaias numa moto, e foi criada nos Himalaias. De conceção especial, que inspira confiança e uma moto competente para ir a qualquer lugar, a Himalayan mostrou repetidamente o seu valor como a moto ideal para motociclismo de aventura nestas montanhas incríveis. Tem sido a moto de eleição para milhares de exploradores em todo o mundo que a conduziram para cruzar uma multiplicidade de locais e terrenos, criando assim uma subcategoria de nicho de aventura que é real, sensorial e acessível. A nova Himalayan representa uma evolução, um desenvolvimento desta premissa, elevando-a a outro nível.
Ao falar da ligação da marca às montanhas, e da inspiração para a nova Himalayan, Siddhartha Lal, Director executivo, Eicher Motors Ltd., referiu: “Na Royal Enfield, há mais de 60 anos que temos uma forte ligação aos Himalaias, e isso levou-nos a criar a primeira Himalayan em 2016. Tivemos um feedback fantástico para uma moto de aventura de conceção especial, e foi isso que nos incentivou a lançar uma Himalayan totalmente nova.
Esta moto foi concebida com o novo motor refrigerado a água Sherpa 450, uma caixa de 6 velocidades e é totalmente adequada para os Himalaias. Tem uma única finalidade: sair-se incrivelmente bem nos terrenos e condições meteorológicas imprevisíveis dos Himalaias.
Kove 800X PRO
No stand Q48 do Pavilhão 22, a KOVE realizou uma conferência de imprensa que, tal como na edição de 2022, surpreendeu o mundo das motos com os seus produtos, e gerou grande expectativa com estas três novidades, assim como com outros dados de comercialização.
A nova versão desta maxitrail de 800 cc, que alcança 71 kW às 9000 rpm, com um depósito de combustível de 20 litros, que permite biaixar o centro de gravidade, e facilita os movimientos do seu guiador. Para mais, emprega em alguns dos seus componentes magnésio e alumínio de grau aeroespacial para baixar o peso, que se situa em tão somente 185 kg com combustível. Também melhora as suas aptidões off-road, com suspensões de curso longo, e uma distância ao solo de 275 mm
Voge DSX900X
A VOGE apresenta aquela que é a versão definitiva do modelo que nos foi apresentado na EICMA 2022.
Em comparação com o modelo que vimos no ano passado na EICMA 2022, não notamos nenhuma diferença particular. O estilo é o da moderna Maxi Enduro: linhas elegantes, dianteira em bico e, para a todo-o-terreno de dois cilindros, uma jante de 21″.
Um projeto muito ambicioso o da Voge, para competir com os modelos europeus e japoneses mais emblemáticos, o equipamento deve ser completo e o motor deve entusiasmar. A DS900X tem um motor bicilíndrico a 4 tempos, capaz de debitar 93,8 cv às 8250 rpm e 95 Nm de binário às 6.250 rpm. A folha de dados indica uma velocidade máxima de 200 km/h.
Para além de um bom motor, a DS900X está equipada com um notável pacote eletrónico: acelerador eletrónico, cruise control, caixa de velocidades eletrónica Quickshifter, ABS e quatro modos de condução. A suspensão tem um curso longo e é ajustável, pelo que também pode lidar com terrenos acidentados e passagens mais exigentes. Na frente, encontramos uma jante de 21 polegadas, raiada, na qual está montado um pneu 90/90. Na traseira, um 150/70 numa jante de 17″. A nova Adventure é vocacionada para as viagens e parece estar recheada de opções. Entre as muitas opções estão um assento e punhos aquecidos.
Infelizmente, ainda não sabemos a que preço a DS900X será vendida. Se conseguir posicionar-se bem no mercado, poderá intimidar as Maxi Enduros mais emblemáticas?
Triumph Tiger 900 GT
As Triumph Tiger 900 GT, GT Pro e Rally Pro de 2024 são todas equipadas com o mesmo motor tricilíndrico de 888 cc, arrefecido a líquido.
O característico motor de três cilindros da Tiger 900 recebeu uma grande atualização, incluindo componentes de motor revistos, que fornece 13% mais potência do que a geração anterior, oferecendo agora 108 cv de potência e um binário mais elevado de 90 Nm. O novo motor também proporciona maior capacidade de tração em toda a faixa de rotações. Com a sua cambota T-Plane e intervalos de ignição desfasados, a Tiger 900 mantém a sonoridade característica e distinta, além de obter um desempenho aprimorado em toda a faixa de rotações e até 9% de economia de combustível.
Isto deve-se a uma grande atualização do motor, que inclui novos pistões, uma nova cabeça de cilindro, novas árvores de cames de admissão, escape e novas válvulas de admissão.
Este motor está equipado com uma caixa de seis velocidades com embraiagem assistida e deslizante nos três modelos Tiger 900. Os modelos GT Pro e Rally Pro também têm Triumph Shift Assist, que é uma alavanca de mudanças rápida para cima e para baixo. Todas as Tiger 900 Pros de 2024 também recebem um sistema de escape totalmente novo, desde os colectores até ao silenciador.
A Triumph Tiger 900 GT e a GT Pro de 2024 têm ambas uma suspensão Marzocchi com forquilha dianteira totalmente ajustável de 45 mm para cima e para baixo. Na traseira, encontrará um amortecedor com pré-carga ajustável e amortecimento de recuperação. O curso da suspensão é de 7,08 polegadas na dianteira e 6,7 polegadas de curso da roda traseira.
Opte pela Triumph Tiger 900 Rally Pro de 2024 e obterá uma suspensão Showa com uma forquilha dianteira totalmente ajustável de 45 mm USD com pré-carga manual, amortecimento de recuperação e compressão. O amortecedor traseiro tem pré-carga e amortecimento de recuperação. O curso da suspensão aqui é de 9,45 polegadas na frente e 9,05 polegadas de curso da roda traseira.
Em todos os três membros da família Triumph Tiger 900 Pro 2024, encontrará agora um par de pinças Brembo Stylema Monoblock de quatro pistões à frente, juntamente com um par de discos de travão flutuantes de 320 mm. Um cilindro mestre dianteiro radial também faz parte da configuração. Na traseira, encontrará uma pinça deslizante de pistão único e um disco de travão único de 255 mm. O ABS optimizado para curvas vem de série em ambas as extremidades.
A Triumph Tiger 900 GT e a GT Pro de 2024 incluem jantes de alumínio fundido de 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, com pneus Metzeler Tourance Next. Escolha a Triumph Tiger 900 Rally Pro de 2024 e obterá jantes tubeless de 21 polegadas à frente e 17 polegadas atrás com pneus Bridgestone Battlax Adventure.
A gama Triumph Tiger 900 de 2024 vem agora com um painel de instrumentos TFT de 7 polegadas em toda a gama. A conetividade My Triumph Bluetooth também vem de série nas motos de 2024, juntamente com um novo carregador de cockpit USB-C para manter o seu smartphone ou outro dispositivo eletrónico carregado e pronto onde o desejar.
As características de segurança ativa da gama Tiger 900 2024 incluem um sistema de travão melhorado, bem como um sistema de aviso de desaceleração de emergência que ativa automaticamente as luzes de emergência em caso de travagem brusca. Também se apagam automaticamente quando se arranca. Além disso, foram concebidas novas luzes de marcação para melhorar a visibilidade à noite e com mau tempo
MV Agusta LXP Orioli
A LXP Orioli, como o nome sugere, é uma homenagem à lenda Edi Orioli, que sempre foi um homem muito próximo da empresa sediada em Varese e que irá assinar um a um todos os 500 exemplares desta primeira edição limitada.
Um novo três cilindros com muito binário
O motor é o novo 3 cilindros de 931 cc, desenvolvido inteiramente em Varese. O desenvolvimento foi impulsionado pelo destino de um modelo como a LXP Orioli, que deve ser ao mesmo tempo excelente em termos de desempenho e adequado a contextos de condução muito diferentes. O novo três cilindros é potente, rico em binário, versátil na entrega e particularmente leve com apenas 57 kg, uma média de 10% menos do que a concorrência direta. Na sua versão de série, o motor tem 124 cv às 10.000 rpm e 102 Nm de binário às 7.000 rpm; a potência específica é de 133 cv/litro e 85% do binário está disponível apenas às 3.000 rpm.
A última palavra em eletrónica
A LXP Orioli pode contar com uma plataforma inercial de 6 eixos particularmente avançada que interage com a eletrónica de bordo, constituída pela unidade de gestão do motor equipada com um microprocessador de alta frequência. O Full Ride by Wire é baseado em estratégias de gestão do binário; os mapas disponíveis são Urban, Touring, Off-Road e Custom All-Terrain, especialmente desenvolvidos para garantir a entrega correcta e as definições ideais de controlo eletrónico nos diferentes contextos de ação. O controlo de tração, que pode ser desligado, possui 5 níveis de intervenção para utilização em estrada, 2 desenvolvidos para utilização fora de estrada e um modo Rain para garantir a máxima segurança mesmo em condições de condução adversas.
Para além de oferecer uma grande segurança nas curvas, o ABS de Curva também inclui a funcionalidade RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation), e possui uma estratégia única na sua classe, bem como outras especificamente dedicadas à utilização fora de estrada, incluindo a opção de o desligar completamente ou apenas na roda traseira.
Máxima tecnologia também para o controlo do acelerador que, como em toda a gama de três cilindros, tem curso negativo, importante para aumentar a sensação e para gerir suavemente o desengate do Cruise Control. Este último pode ser regulado para aumentar ou diminuir a velocidade em 1 km/h ou 5 km/h de cada vez. O sistema de gestão das chaves é totalmente keyless.
Em termos de qualidade e de acabamento, a instrumentação inspira-se no mundo dos automóveis de luxo, graças às amplas possibilidades de ligação via Bluetooth e Wi-Fi, à resolução HD do painel TFT a cores de 7 polegadas e à luminosidade regulável. Estão disponíveis dois gráficos, que podem ser escolhidos de acordo com o gosto do utilizador. A aplicação MV Ride, comum a toda a gama, permite aos utilizadores ligar um smartphone, configurar a navegação turn by turn, guardar percursos e dados de condução e partilhá-los na comunidade com outros utilizadores. Além disso, graças à MV RideApp, os utilizadores podem configurar a sua LXP Orioli através do seu smartphone, mesmo antes de ligar o motor. O dispositivo antirroubo Mobisat com geolocalização integrada faz parte do equipamento de série da LXP Orioli.
Também faz parte do equipamento de série do LXP Orioli o sistema de iluminação dianteira e traseira totalmente em LED, que garante uma visibilidade perfeita em todas as condições de luminosidade. Para melhorar ainda mais a experiência do utilizador, os comandos no guiador são retroiluminados por LED.
O quadro da LXP Orioli é um quadro do tipo “perimetral”, fabricado em liga leve devido à otimização das espessuras, com um quadro traseiro amovível; o design é um berço duplo fechado, com valores de rigidez optimizados para oferecer o equilíbrio ideal em diferentes situações, como a utilização em estrada de turismo e a utilização pura fora de estrada. A forquilha Sachs é regulável em todas as funções: compressão, extensão e pré-carga da mola, com um curso de roda de 210 mm; o monoamortecedor Sachs regulável proporciona 210 mm de curso de roda e está ligado à suspensão através de um link progressivo.
O assento é regulável em altura em duas posições (850 mm e 870 mm) para se adaptar a diferentes contextos e condutores. A forma e o material do estofo foram desenvolvidos para garantir conforto e apoio, tanto em estrada como fora dela. Graças a técnicas de fabrico avançadas, o revestimento exterior garante conforto, durabilidade e impermeabilidade nas condições de condução mais extremas.
A distância ao solo é de uns impressionantes 230 mm, ideal para enfrentar as armadilhas da condução fora de estrada. A distância entre eixos é de 1610 mm; o diâmetro da roda é típico dos enduros todo-o-terreno, com uma roda dianteira de 21″ e uma roda traseira de 18″. A moto está homologada para utilização com pneus de estrada e Bridgestone. Os travões são fornecidos pela Brembo, com pinças Stylema à frente com discos de 320 mm de diâmetro e pinças de dois pistões com discos de 265 mm atrás.
O desenvolvimento da aerodinâmica criou uma zona calma à volta do condutor e do passageiro que os preserva de turbulências incómodas, tornando a condução ainda mais confortável. A ergonomia está no centro do projeto LXP desde o início: os pontos de contacto ( poisa-pés, guiador e assento) foram concebidos com o objetivo de oferecer todo o conforto necessário para as viagens de longa distância para o condutor e passageiro, mesmo com bagagem, e garantir a eficácia fora de estrada necessária para controlar a moto nas situações mais críticas, onde os joelhos contribuem para o controlo perfeito do veículo.
Moto Guzzi Stelvio
A Stelvio é equipada com o novo motor que acaba de ser introduzido na V100 Mandello e que foi aperfeiçoado, um motor de vanguarda em termos de conceção e construção, compacto e leve.
Trata-se de um motor de dois cilindros, com refrigeração líquida, com quatro válvulas por cilindro. A caixa de seis velocidades foi actualizada para ser mais suave e mais flexível nas passagens de caixa. A potência máxima é de 115 cv às 8.700 rpm, enquanto o binário máximo é de 105 Nm às 6.750 rpm, com 82% disponível logo a partir das 3.500 e o limitador fixado nas 9.500.
O quadro apresenta uma estrutura tubular de aço de alta resistência, associada a jantes de 19 polegadas raiadas à frente e 17 atrás e a uma suspensão de longo curso, opções que tornam a condução confortável em viagens e divertida em condução ligeira fora de estrada e em asfalto.
A Stelvio é a primeira Moto Guzzi disponível com a solução PFF Rider Assistance. A plataforma de assistência ao condutor baseia-se na tecnologia de radar desenvolvida pela Piaggio Fast Forward, a empresa especializada em robótica sediada em Boston e fundada pelo Grupo Piaggio. Estes dispositivos desempenham um papel fundamental na frente de segurança ativa, fornecendo o Following Cruise Control (um sistema avançado de cruise control que utiliza o radar dianteiro para ajustar a velocidade de acordo com a do veículo da frente), o Forward Collision Warning (detecta possíveis colisões com veículos e objetos à frente), o Blind Spot Information System (avisa o condutor da presença de veículos no ângulo morto dos espelhos retrovisores) e o Lane Change Decision Aid System (detecta veículos que se aproximam lateralmente, criando uma situação potencialmente perigosa).
O equipamento eletrónico é completado pelo acelerador eletrónico Ride by Wire, a plataforma de seis eixos que gere os controlos electrónicos de segurança, como o ABS Cornerin).
Existem cinco modos de condução: Touring, Rain, Street, Sport e Off-Road, que gerem as intervenções do travão motor, do ABS, do controlo de tração e do mapa do motor. No modo Off-Road, tanto o ABS como o controlo de tração podem ser excluídos.
CFMOTO MT-X Concept
A CFMOTO lançou alguns novos modelos interessantes na EICMA 2023, no entanto, um que se destaca especialmente para os amantes da aventura é a MT-X Concept. Claramente inspirada no crescente segmento de aventura, a CFMOTO MT-X Concept tem tudo a ver com o desempenho todo-o-terreno misturado com tecnologia topo de gama.
Uma vez que a MT-X Concept é precisamente isso, um conceito, a CFMOTO deixou intencionalmente muita informação em aberto no que diz respeito à sua lista de especificações. O maior mistério de todos é o motor que irá equipar esta máquina robusta, no entanto, a julgar pelas imagens, podemos deduzir que é provavelmente uma iteração do motor de 800cc encontrado na 800MT, que posteriormente utiliza a tecnologia da KTM no motor LC8c de dois cilindros. Se for este o caso, é provável que produza perto de 100 cv, o que a coloca na mesma gama de motos que a KTM 890 Adventure e a BMW F 900 GS.
Quanto aos pormenores que conhecemos, é evidente que a CFMOTO está a apostar forte no ADN de aventura da marca, particularmente o associado à gama MT. O conceito MT-X apresenta uma carenagem robusta, inspirada nos modelos de rali, e um painel de instrumentos que se assemelha muito à moto de aventura 800MT. Além disso, tem uma roda dianteira de 21 polegadas e uma distância ao solo muito elevada devido ao aumento do curso da suspensão. No que diz respeito à tecnologia, a CFMOTO MT-X Concept recebe um farol full-LED e um ecrã tátil TFT de oito polegadas inspirado nas torres de navegação das motos de rali, para uma experiência mais realista e inspirada nas corridas.
Para além de toda esta informação, ficamos com dúvidas sobre o que a nova CFMOTO MT-X Concept tem para oferecer. O que sabemos é que a moto parece ter um bom desempenho fora de estrada. Na conferência de imprensa, o porta-voz da CFMOTO afirmou que a moto estará “disponível muito em breve”, pelo que teremos de esperar para ver se há mais pormenores disponíveis.