As motos de todo o terreno eléctricas são divertidas. São potentes, ágeis, fáceis de manter e, o melhor de tudo, silenciosas.
É por isso que tenho prestado atenção a empresas como a Dust, que está a lançar mais 100 vagas para a sua próxima moto de todo-o-terreno eléctrica.
Digo libertar porque a Dust é pequena e não tem o poder de fabrico da Triumph, da Ducati ou da Honda para a sustentar. Poucas têm. Mas a empresa adoptou a abordagem inovadora de construir as suas motos e o seu negócio através do financiamento coletivo, e parece estar a funcionar, uma vez que as primeiras 50 subscrições de motos – pagas mensalmente até receberes a tua moto – foram como pão quente. E, de acordo com os responsáveis, há mais pessoas a querer juntar-se a Bend, no Oregon, como apoiantes da empresa, bem como a experimentar o seu modelo de negócio. Daí este lançamento.
A campanha F100, que é como a Dust chama a este lançamento, não só dará aos apoiantes 15% de desconto no preço final, como também receberão “acesso a reuniões mensais de membros, boletins informativos regulares e actualizações adicionais dos bastidores. Quando a produção estiver a decorrer, receberão também a entrega de motos do primeiro lote de motos de produção com acabamentos especiais personalizados”. A Dust também disse que a empresa “encontrou um sucesso significativo com o envolvimento dos membros em seu processo de design e desenvolvimento, o que ajudou a impulsioná-los para um protótipo Alpha_1 validado”.
Quanto à moto em si, a Dust diz que se situa entre uma 125cc e uma 250cc, mas com os melhores atributos de ambas. Isso também pode ser verdade, uma vez que o protótipo Alpha_1 da empresa já chegou a algumas mãos seleccionadas, com elogios praticamente universais à moto. As especificações apontam para 91 kg, 35 CV, 406.7 Nm de binário, tudo a partir de uma bateria substituível de 3,5 kW. Da mesma forma, terá uma roda de 20 polegadas na frente e uma roda de 18-19 polegadas atrás.