No final da tarde de Segunda-feira dia 15 de abril, num evento privado com mais de 300 convidados, a Ducati inaugurou a sua participação na edição de 2024 da Design Week de Milão, o momento mais importante do ano para o mundo do design a nível internacional.
O constructor com base em Bolonha, encaixa perfeitamente no contexto do Fuorisalone, com a exposição “Forma – Feelings designed by Ducati in Borgo Panigale”, montada num local alinhado com os valores da marca, o Museu Nacional da da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci. A exposição foi criada com o objetivo de acompanhar os visitantes na descoberta do processo de design, através do qual todas a motos Ducati são criadas: uma combinação mágica de beleza e tecnologia de ponta, performance e emoções, nas quais a forma e função funcionam em simbiose.
A exposição “Forma – Feelings designed by Ducati in Borgo Panigale”, está estruturada numa jornada com sete etapas, que representam as etapas fundamentais através das quais os designers do Centro Stile Ducati e os engenheiros do departamento de R&D transformam a ideia de uma moto numa verdadeira obra de arte . O modelo da Ducati utilizado para descrever o processo é a moto super sports por excelência na gama de Borgo Panigale: a Panigale V4.
O percurso imersivo da exposição abre com um espaço dedicado à “Brief”, o documento que providencia aos designers as linhas principais com as quais começar a criação estilística de cada moto. A fase seguinte “Análise & Conceitos” é um fluxo de pesquisa na qual os pensamentos do designer vão desde a arte, música, locais, cores e formas, compondo um Quadro de estados de espírito do qual a personalidade e caráter de cada nova Ducati é criada. O terceiro passo da exposição é dedicado aos “Esboços”, a forma como os designers da Ducati passam todas as suas ideias para o papel. As propostas mais efetivas são depois materializadas em modelos de CAD 3D que permitem a criação dos modelos físicos, os chamados “Modelos Proporcionais ”, dos quais é escolhida a melhor solução. Chegados a este ponto, os três passos seguintes levam ao nascimento de uma nova Ducati, pelo “Modelo de Argila”, um modelo à Escala 1:1 refinado à mão como uma verdadeira escultura, usando uma argila sintética altamente moldável, o “Modelo Master”, uma resina que permite a definição perfeita de linhas e superfícies e avaliar qualquer refinamento, e depois aparece o “Modelo Clínico”, que é uma representação fiel do produto final (pintura incluída) bem como dos passos finais entes de passarem a produção.
A narrativa deste processo em sete etapas na “Forma – Feelings designed by Ducati in Borgo Panigale”, foi construída de maneira a ser fascinante e envolvente. Permite ao público o acesso a conteúdo nunca visto disponibilizado pelo Centro Stile Ducati e fala diretamente com os designers presentes. Além disto, no final da exposição, os visitantes vão poder admirar uma exibição de seis motos da família Panigale: Panigale V4 Bautista 2023 World Champion Réplica, Panigale V4 Bezzecchi 2023 Racing Réplica, Panigale V4 SP2, Panigale V4 R e Panigale V2, bem como a Panigale V4 S com a qual se pode ter a primeira experiência emocionante de subir a uma Ducati.
A exposição estará aberta ao público de 16 a 21 de abril nos seguintes horários: terça 16, quarta 17 e quinta-feira 18 de abril das 10.00 às 20.00, sexta 19, sábado 20 e domingo 21 de abril das 10.00 às 21.00. A entrada para a zona do Museu dedicada à exposição e feita pela Via Olona, 6 bis.
No website Ducati.com pode visitar a página dedicada aos princípios de design do construtor baseado em Bolonha (A qui fica o link direto para a página).