• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Dezembro 23, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Ducati Monster: três décadas a definir a ‘naked’ – Da M900 ao presente (1993–2025)

by Redação
Agosto 16, 2025
in Noticias de Motos
0
Ducati Monster: três décadas a definir a ‘naked’ – Da M900 ao presente (1993–2025)
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Quando a Ducati mostrou a Monster 900 no Salão de Colónia, a 2 de outubro de 1992, poucos imaginariam que aquele conceito minimalista – ‘só precisas de banco, depósito, motor, duas rodas e guiador’, como resumiu o designer Miguel Galluzzi — viria a criar um novo segmento e a tornar-se o modelo mais longevo de Borgo Panigale. A produção arrancou em 1993 e a fórmula de quadro exposto, motor em destaque e atitude sem carenagens tornou-se instantaneamente icónica.

O sucesso inicial deu origem a uma família inteira: das acessíveis 600/750 às musculadas variantes refrigeradas a líquido com ADN de superbike (S4, S4R, S4RS), a Monster evoluiu mantendo a ideia original de ‘naked’ descomplicada e focada no prazer de condução. Cada geração trouxe melhorias de chassis, travagem e ergonomia, bem como eletrónica progressivamente mais completa, acompanhando a transição do carburador para a injeção e a chegada do ABS e dos modos de condução nas décadas seguintes.

RelatedPosts

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

Na era moderna, a Monster 696 (2008) relançou o modelo junto de uma nova geração, abrindo caminho às 796/1100 e, depois, às 1200/821. O salto tecnológico decisivo chegou em 2021, com a nova Monster equipada com motor Testastretta 11° de 937 cm³ e um ‘Front Frame’ de alumínio inspirado nas Panigale, solução que substituiu o tradicional treliça e ajudou a cortar peso de forma significativa. O pacote eletrónico passou a incluir IMU, ABS em curva, controlo de tração e anti-cavalinho, ancorando a Monster no presente sem perder o caráter direto que a tornou famosa.

A família continuou a ampliar-se: em 2022 surgiu a Monster SP, mais leve e afiada (suspensão Öhlins, travões Brembo Stylema, arrancas Launch Control e afinações dedicadas), pensada para quem quer tempero desportivo extra sem abdicar da utilização diária. Em 2023, a Ducati celebrou 30 anos da Monster com a série limitada ’30th Anniversario’, numerada e produzida em 500 unidades, a mais leve de sempre graças a componentes de referência. A própria marca sublinhou então o impacto cultural do modelo: desde 1993, já apaixonou ‘mais de 350.000 Monsterist’ em todo o mundo.

Em 2024/2025, a linha reforçou a sua aura com edições especiais — como a Monster Senna — e atualizações de cores e equipamento, mantendo a receita que a tornou num ícone: motor vigoroso, ciclística transparente e tecnologia atual a servir o condutor. Três décadas depois, a Monster continua a provar como se mantém um nome relevante através de evolução contínua em design, eletrónica e performance, sem perder a essência que inaugurou o fenómeno ‘naked’.

Related

Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

by Redação
Dezembro 23, 2025
0
Honda EV Outlier Concept segundo Yuya Tsutsumi: Palavras que definem uma nova era elétrica

“O termo ‘outlier’ significa algo que não está limitado por fronteiras”, explica. “Queríamos mostrar que a visão da Honda para as motos elétricas não passa por substituir motores...

Read moreDetails

Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Ducati celebra o título de Marc Márquez e apresenta a exclusiva Panigale V4 Márquez 2025 World Champion Replica

A Ducati viveu um dia histórico em Borgo Panigale ao celebrar o título mundial de MotoGP conquistado por Marc Márquez e o conjunto de sucessos desportivos alcançados em...

Read moreDetails

Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Stark Varg recebe luz verde para competir no Red Bull Erzbergrodeo

A Stark Future alcançou um marco histórico ao garantir a aprovação da sua moto elétrica Varg para competir no Red Bull Erzbergrodeo, uma das provas de hard enduro...

Read moreDetails

Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Buell Super Cruiser chega aos EUA; Reino Unido também já sabe que irá receber a moto, e em Portugal?

A Buell confirmou oficialmente o início das entregas da aguardada Super Cruiser nos Estados Unidos, marcando um momento decisivo para a marca americana após um longo processo de...

Read moreDetails

Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Voge 900DSX MY2025: como a trail chinesa conquistou a Península Ibérica e se tornou um fenómeno de vendas

Num mercado dominado historicamente por marcas japonesas e europeias, poucas motos conseguiram, nos últimos anos, abalar o status quo como a Voge 900DSX. Em 2024 já tinha surpreendido...

Read moreDetails

Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

by Redação
Dezembro 22, 2025
0
Benda P51 hybrid boxer: o surpreendente motor híbrido de 250cc que desafia a lógica

A Benda aproveitou o palco da EICMA, o maior salão de motos do mundo, para mostrar muito mais do que a Dark Flag 950 com motor V4. Entre...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.