• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Ducati apresenta o V2, o bicilíndrico mais leve da sua história

by Daniel Rhodes
Outubro 31, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Ducati apresenta o V2, o bicilíndrico mais leve da sua história

Source: Ducati

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Ducati introduziu o motor V2, o bicilíndrico mais leve alguma vez desenvolvido pela marca, que pesa apenas 54,5 kg. Este lançamento representa mais um avanço na longa tradição de motores V-twin da Ducati, que já deu origem a algumas das mais icónicas motos da marca e acumula mais de 400 vitórias e 1000 pódios em competições.

O novo V2 integra tecnologias de ponta, como o sistema de regulação variável das válvulas IVT e hastes ocas nas válvulas de admissão, fatores que potenciam tanto a eficiência como o desempenho desportivo. Este motor estará disponível em duas configurações – de 120 e 115 cv – adaptando-se a diferentes estilos e condições de condução.

RelatedPosts

Vídeo: Ducati V2 – uma obra prima de puro músculo que não chega aos 55 quilos

Com 890 cc e homologação Euro 5+, o V2 destaca-se pela sua construção compacta e leve, elementos que contribuem para uma condução ágil e dinâmica. Além disso, a Ducati continuou a aperfeiçoar a fiabilidade e a economia de manutenção. A verificação da folga das válvulas, por exemplo, só é necessária a cada 30.000 km.

Potência e Versatilidade

A configuração V a 90° do novo motor V2 favorece uma entrega de potência suave e equilibrada, que beneficia tanto de uma resposta imediata a baixas rotações como de uma performance desportiva a altas. A escolha de duas versões – uma focada no desempenho (120 cv) e outra mais versátil (115 cv) – garante maior adaptabilidade do motor a uma ampla gama de modelos Ducati, desde a utilização citadina até ao circuito.

Engenharia Focada na Eficiência e na Estética

O sistema de temporização variável IVT contribui para uma entrega de potência linear e pronta, ajustando automaticamente o controlo das válvulas com base na rotação e na abertura do acelerador. Em paralelo, a Ducati adotou várias inovações técnicas que tornam o V2 altamente eficiente e esteticamente limpo. A colocação interna do permutador de calor água/óleo, por exemplo, permitiu a eliminação do radiador de óleo, reduzindo assim o peso e melhorando a aparência.

Outro destaque é a embraiagem deslizante, inspirada nas mais recentes inovações da Testastretta 11°, que facilita o controlo em descidas e melhora a estabilidade em travagens bruscas. A caixa de velocidades está equipada com o sistema Ducati Quick Shift 2.0, que permite trocas rápidas e suaves, optimizando a experiência de condução desportiva.

Uma Nova Referência para o Segmento

Este bicilíndrico em V está pronto para redefinir a relação entre leveza e potência, representando um novo padrão na engenharia de motos da Ducati. Com o novo motor V2, a marca reforça a sua aposta em soluções de última geração que combinam performance e inovação, mantendo-se fiel ao espírito desportivo que sempre a caracterizou.

Source: Ducati

Tags: Ducati V2

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.