By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Accept
MotociclismoMotociclismoMotociclismo
Aa
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Peças e Acessórios
  • Revista Motociclismo
Aa
MotociclismoMotociclismo
Search
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Peças e Acessórios
  • Revista Motociclismo
Have an existing account? Sign In
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Motociclismo > Artigos > Desporto > Dovizioso sobre o futuro de Márquez: “Se não tens a oportunidade de ganhar onde estás, vai para outro lado”
Desporto

Dovizioso sobre o futuro de Márquez: “Se não tens a oportunidade de ganhar onde estás, vai para outro lado”

Redação
Last updated: 2023/09/14 at 11:50 AM
By Redação 5 Min Read
Share
MARC MARQUEZ SPA REPSOL HONDA TEAM HONDA MotoGP Test Misano 2023 (Circuit Misano) 11.09.2023 photo: MICHELIN
SHARE

Andrea Dovizioso, antigo piloto de MotoGP, esteve presente no Grande Prémio de San Marino no passado fim de semana. Numa entrevista ao Tuttosport, analisou os acontecimentos dentro e fora da pista. Elogiou o desempenho de Dani Pedrosa como um wild card e comentou o futuro de Marc Márquez.

O domínio das marcas europeias no MotoGP é evidente. “O domínio da Ducati é claro, mas outros fabricantes europeus, como a Aprilia e a KTM, também se estão a adaptar bem ao choque tecnológico de Borgo Panigale. Estão a ter um bom desempenho e os resultados são visíveis: estão a aproximar-se. Têm potencial para bater [a Ducati], mas ainda vejo trabalho a fazer para lá chegar.”

Dovizioso defendeu a Ducati das críticas por ter oito motos na grelha de MotoGP. “Eu digo que estes não são problemas dos pilotos, e eles devem ficar fora disso. É uma questão política. Se a Ducati tiver a oportunidade de apresentar oito motos e for bem-sucedida, fará bem em fazê-lo.”

Também elogiou o desempenho de Pecco Bagnaia, que terminou em terceiro após a lesão em Barcelona. “Pecco em Misano foi excecional depois do grave acidente em Barcelona. É a pior coisa que pode acontecer na pista, estar no meio quando as outras motos chegam e ser atingido. Tudo pode realmente acontecer nessas situações.”

Dovizioso criticou os regulamentos do MotoGP, como o novo sistema de controlo da pressão dos pneus. “É por isso que não se vêem ultrapassagens. Ando a dizer isto há três anos: se querem dar mais entretenimento ao MotoGP, têm de mudar os regulamentos. Há demasiada carga aerodinâmica. Agora o MotoGP é quase como a F1: quando se está atrás de outro piloto, a mota já não funciona como a preparámos.”

Este aumento da tecnologia significa que o piloto importa cada vez menos, de acordo com Dovizioso. “Ver isso na pista é impressionante. As velocidades em curva de hoje são loucas, muito fascinantes. No entanto, o piloto pode fazer cada vez menos diferença. A técnica da moto determina isso, assim como o veículo que se tem.”

Dani Pedrosa foi um dos destaques do fim de semana. O piloto de testes da KTM participou como wild card em Misano, falhando por pouco o pódio tanto na corrida de Sprint como no domingo. “Não estou surpreendido. Sabemos como o Dani é forte. Como piloto de testes, nunca parou, e especialmente Jerez e Misano são dois dos seus circuitos favoritos. E o Dani, quando se sente bem, é realmente um piloto de topo, mesmo aos 38 anos. É ótimo vê-lo correr com as motos actuais com o seu estilo habitual e muito limpo.”

O desempenho de Pedrosa foi uma mensagem clara para a Honda, que tinha dispensado o piloto. “Sim, mas é mais uma confirmação de que, tal como a Yamaha, eles ficaram para trás. O problema é que eles já estavam atrás há alguns anos, e agora que a Ducati deu um grande impulso no seu desenvolvimento, eles não se adaptaram e, portanto, ficaram ainda mais para trás.”

Relativamente à Honda, muitos afirmam que não terão Marc Márquez no futuro. “Temos de saber quais são as possibilidades reais [de Márquez], os pormenores da situação. Estamos a falar deste tema há semanas. Penso que no próximo ano a Honda não será competitiva para o título, por isso, se esse é o seu objetivo, fariam bem em olhar à volta.”

No caso de Márquez, Dovizioso é claro sobre o que faria na sua situação. “Um piloto quer correr e fazê-lo para ganhar. Se tiveres a oportunidade de o fazer onde estás, ótimo. Caso contrário, vai para outro lado.

Related

You Might Also Like

Abandono de Francesco Bagnaia deixa Mundial de MotoGP totalmente em aberto a sete rondas do fim

‘O Bagnaia vai passar a semana a pensar no seu erro, mas no Japão vai ser muito rápido’ – Álvaro Bautista

‘Foi algo que pedi muitas, muitas vezes’ – Maverick Vinales

Honestamente esperava um pouco mais’- Joan Mir

Yamaha MT-03 e R3 apresentadas na exposição BIC na Índia

TAGGED: 2023, Desporto, Honda, MotoGP, Noticias
Redação Setembro 14, 2023 Setembro 14, 2023
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As Noticias mais vistas

Destaque Comércio

Nova Royal Enfield Himalayan – novas fotografias do modelo preparado para produção

By Miguel Fragoso 4 Min Read

Quais são as novidades da Aprilia previstas para 7 de setembro?

By Miguel Fragoso
Desporto

Jack Miller e a nova configuração: ‘Não tínhamos nada a perder e ele recuperou as sensações’ – Francesco Guidotti

By Redação 1 Min Read
Desporto

Abandono de Francesco Bagnaia deixa Mundial de MotoGP totalmente em aberto a sete rondas do fim

Adivinham-se emoções fortes para a fase final da temporada do Mundial de MotoGP. A luta pelo…

By Redação
Destaque Comércio

Zongshen – depois da Crossover vem a Scambler 650?

Sobre a animação do mercado chinês e a "biodiversidade" de propostas vindas do Oriente, penso que…

By Miguel Fragoso
Destaque Comércio

Suzuki GSX-8S Kevin Schwantz Edition – a lenda do nº 34 numa edição limitada

Poucos pilotos deixaram as corridas com um prestígio tão grande e com um afeto tão generalizado,…

By Miguel Fragoso
Destaque Comércio

Aprilia Tuareg – os testes continuam antes do Rally Transanatolia

Voltemos a falar do projeto denominado "Back to Africa" e destinado a trazer a marca Aprilia…

By Miguel Fragoso
Peças e Acessórios

Wunderlich – Almofadas de proteção do depósito para a Ducati Multistrada V4 e V4 S

As protecções Itre protegem contra riscos, danos e abrasões em todos os pontos onde normalmente se…

By Miguel Fragoso
Motociclismo

Todas as novidades do Mundo das Motos, com a actualidade diária, Ensaios & Comparativos, Equipamentos, Peças e Acessórios e o único programa de televisão sobre Motos na Europa.

Todos os direitos Reservados – Motociclismo

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?