Roda dianteira de 17″ e aventura na estrada: esta é a fórmula para as motos que vão das Crossovers às Tourers, passando pela categoria intermédia que é o segmento sport-touring. Nesta análise, que não pretende ser muito abrangente, apresentamos algumas das motos que mais nos impressionaram durante 2023 e que pertencem a estas categorias.
Benelli TRK 702
Herdeira da 502, a nova gama de 698 cc oferece também uma versão com roda dianteira de 17 polegadas: a TRK 702 é, assim, a versão concebida para quem quer andar sempre no asfalto e apreciar as curvas. O motor de dois cilindros refrigerado a líquido, com quatro válvulas por cilindro, debita 70 cv e 70 Nm de binário máximo às 8000 e 6000 rpm, respetivamente. A altura do assento em relação ao solo é de 795 mm e o peso em ordem de marcha é de 235 kg.
BMW M 1000 XR
A BMW M 1000 XR era um elo de ligação que faltava na família “M” equipada com o motor de quatro cilindros: baseia-se no modelo standard e assume uma forma agressiva e claramente descomprometida. Com uma potência de 148 kW (201 cv), um binário de 113 Nm e um peso de 223 kg, a nova M XR promete um motor de quatro cilindros derivado do da S 1000 RR, mas com ainda mais potência e binário e, para não deixar dúvidas, aqui encontramos relações de transmissão secundárias e de caixa de velocidades mais curtas.
Ducati Multistrada 1100 V4 RS
A maxienduro de Borgo Panigale é enriquecida este ano pela versão V4 RS, uma moto produzida numa série numerada e que oferece pela primeira vez na família Multistrada com 20 anos o motor V4 Desmo derivado da Panigale V4. Por outras palavras, a Ducati aceita o desafio da super-performance na sua crossover de referência e fá-lo com uma V4 RS que pesa menos e é mais potente do que a já muito atrevida Multistrada V4 Pikes Peak, expressando 180 cv geridos por uma relação de transmissão encurtada, mas que pode chegar a quase 195 cv de potência através da adoção da embraiagem STM-EVO SBK, que permite separar o óleo da caixa de velocidades da embraiagem e utilizar o óleo Ducati Corse Performance Powered by Shell Advance, que proporciona mais 2,5 cv de potência, e depois chegar ao topo das prestações combinando-o com o escape Ducati Performance.
Kawasaki H2 SX SE
Tecnológica e muito potente (200 cv, 210 com a caixa de ar sob pressão), está equipada com um quatro cilindros de 998 cc equipado com um compressor centrífugo. A suspensão Aras e controlada eletronicamente completam o notável equipamento de uma moto que está certamente no topo da sua categoria em termos de charme e desempenho.
KTM 890 SMT
Um regresso, se preferir: a KTM 890 SMT retoma o legado da 990 SMT, encontrando aquela mistura de ADN de supermoto e espírito de touring que deixa claro que esta é uma moto cheia de adrenalina, capaz de se divertir em passagens de montanha, mas ao mesmo tempo que permite também longos percursos. Está equipada com o conhecido motor LC8c de 889 cc, com quatro válvulas em linha e dois cilindros em linha, com uma regulação de válvulas de 75°, capaz de produzir 105 cavalos de potência às 8.000 rpm e um binário máximo de 100 Nm às 6.500 rpm, inserido no quadro como um elemento de tensão. Pesa 206 kg em ordem de marcha e a altura do assento é de 860 mm.
Suzuki GSX-S1000GX
Recentemente apresentada no EICMA 2023 e já testada pela nossa equipa: a Suzuki GSX-S1000GX é a crossover com roda dianteira de 17 polegadas que vai juntar-se à família movida pelo motor de quatro cilindros 1000 cc K5 de 152 cavalos e 106 Nm de binário, mas fá-lo com um equipamento e quadro renovados: A GSX-S1000GX traz a suspensão controlada eletronicamente a estrear numa Suzuki de produção, pelo que encontramos o sistema Suzuki Advanced Electronic Suspensions (SAES) que recorre a uma forquilha Hitachi Astemo (Showa) SFF-CA e a um amortecedor traseiro BFRC-lite, mas há também uma IMU de seis eixos e o Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que gerem a eletrónica de bordo de forma integrada.
Yamaha Tracer 9 GT+
A crossover de Iwata para 2023 é enriquecida no equipamento eletrónico: chega o radar e os auxiliares de condução a ele ligados: Adaptive Cruise Control (ACC) e o Unified Brake System (Unified Brake System), mas também é novidade o painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas, equipado com nova conetividade para smartphones e com o qual é possível dialogar com o sistema de navegação, encontramos também os faróis adaptativos e a nova mudança rápida bidirecional. Nenhuma novidade para o motor, que continua a ser a maravilhosa unidade de três cilindros CP3 com 119 cv às 10.000 rpm e um binário máximo de 9,5 kgm às 7.000 rpm, enquanto o peso é de 223 kg em ordem de marcha e o assento está colocado a 810 mm do solo.