O Dr. Brian Gillen deixou a MV Agusta, onde trabalhou como engenheiro chefe de projeto durante 15 anos. Durante esse tempo, provou ser capaz de identificar e resolver os numerosos problemas dos modelos MV Agusta, particularmente as unidades de potência, tanto em termos de fiabilidade como de desempenho. Foi capaz de extrair o melhor da F3 de 675cc e três cilindros e deixá-la crescer em segurança até aos 800cc com um excelente desempenho que fez da F3 800 RR uma moto desportiva de média cilindrada muito atractiva.
Talvez o feito técnico mais notável de Gillen tenha sido a reformulação completa da F4 de 1.000 cc com quatro cilindros em linha, que ao longo da sua vida tinha acumulado mais problemas de fiabilidade do que era esperado na MV Agusta. A unidade F4 estava praticamente extinta quando Gillen aceitou o desafio. Resolveu todos os problemas e transformou-o num motor muito potente e sólido. Foi necessário muito trabalho árduo, mas valeu a pena.
A última realização de Gillen foi o novo motor LPX Orioli de 931cc. A nova unidade foi parcialmente derivada da unidade de três cilindros de 800cc da MV Agusta, embora seja nova com potencial, principalmente porque é totalmente compatível com a norma Euro 5 com grandes margens que facilitarão a sua evolução para Euro 6. Na LPX Orioli produz uns alegados 124 cv às 10.000 rpm, com um binário de 102 Nm que atinge o pico às 7.000 rpm.
Nos últimos três anos, Gillen também actuou como diretor do CRC, o centro de investigação avançada da MV Agusta na Repubblica di San Marino. Foi o homem responsável por tirar a MV Agusta dos maus momentos e colocá-la numa condição suficientemente positiva para atrair a atenção do Grupo Pierer.
Para ser claro, Gillen está a deixar a MV Agusta por sua própria decisão, a fim de aceitar uma oferta da TVS Motor Company da Índia para se tornar o diretor técnico da Norton. Gillen sempre adorou e considera a Norton uma das mais icónicas da indústria de motos.
Gillen admitiu que a sua saída da MV Agusta foi muito emotiva. Acrescentou que está ansioso por se juntar à equipa de engenharia da Norton para conceber e desenvolver modelos Norton altamente avançados e prestigiados que irão competir na altamente competitiva arena mundial do motociclismo.