Uma vez mais, David Alonso começou como o mais veloz no GP de França de Moto3, ao liderar o treino livre desta manhã em Le Mans… e por uma margem muito significativa.
Após as primeiras voltas lançadas, Scott Ogden (MLav Racing/Honda) era o líder, mas logo foi ultrapassado, com vários pilotos a passarem pela liderança até Joel Kelso (BOE Motorsports/KTM) conseguir suster a posição durante cerca de quatro minutos.
Posteriormente, passaram pelo topo Riccardo Rossi (CIP Green Power/KTM) e Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3). Com cerca de 21 minutos passados, Alonso (CFMoto Gaviota Aspar) chegou à liderança pela primeira vez.
O colombiano melhorou o seu tempo por duas vezes e nunca mais saiu do primeiro lugar. Acabou com um tempo de 1m40,792s com o qual bateu Filippo Farioli (SIC58 Squadra Corse/Honda) por 0,788s. Ogden foi terceiro a 0,987s. O restante pelotão ficou a mais de um segundo do líder, com o top cinco fechado por Holgado e Tatsuki Suzuki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP).
Tempos:
#Moto3's first 1:40 around Le Mans! 💪
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) May 10, 2024
Courtesy of David Alonso, who leads FP ahead of Filippo Farioli and @ScottOgden19 🔥#FrenchGP 🇫🇷 pic.twitter.com/mkRG9Apcd7