Já há muito que se fala no assunto, mas parece que o Parlamento Europeu está, mais uma vez, a ponderar a introdução de controlos de saúde obrigatórios de 15 em 15 anos para condutores e motociclistas, e de 5 em 5 anos para pessoas com mais de 70 anos.
A votação terá lugar hoje no Parlamento Europeu e está a ser apresentada por Karima Delli, eurodeputada da Ecologia Europeia, apoiada pela sobrevivente de um acidente de viação e atleta Pauline Déroulède.
Karima Delli é a mesma eurodeputada que, em 2023, propôs limites de velocidade mais baixos para os motociclos, uma medida que foi amplamente ridicularizada pelos motociclistas e grupos de motociclistas.
Déroulède, uma jogadora de ténis de sucesso, perdeu a perna depois de um condutor idoso a ter atropelado quando ela estava no passeio, após o condutor ter confundido o travão do carro com o acelerador. Atualmente, Déroulède é membro da equipa paraolímpica francesa de ténis em cadeira de rodas e está a fazer campanha para que os condutores idosos sejam mais controlados.
O teste proposto avaliará a visão, a audição e os reflexos do condutor, podendo o médico retirar-lhe a carta de condução se considerar que não cumpre as normas exigidas.
Mais uma tentativa de CHULICE, –MAIS UMA!!!–, pois, há que explicar para que serve, então, o exame médico para renovação de Carta de Condução de veículos automóveis, tal como irei fazer em 2026, enquanto a de mota tem que ser em Maio deste ano 2024??!!? Bom, para aqueles que só tenham Carta de Mota, então o assunto muda de figura, concordando inteiramente com a decisão para que assim seja!!! Aguardamos…