A Suzuki solicitou recentemente o registo de uma nova sigla para denominar um dos seus modelos para o próximo ano.
A nova Suzuki GSX-8R vai estar pronta para 2024 ou, pelo menos, é essa a intenção da marca japonesa depois de registar a sigla no gabinete de homologação suíço. Em todo o caso, é algo que há muito prevíamos, tendo em conta que hoje em dia a maioria das marcas líderes desenvolveram um modelo desportivo derivado diretamente do seu quadro naked.
A Yamaha tem a YZF-R7 nas suas fileiras, enquanto a Aprilia faz o mesmo com a RS660. Há também rumores de uma versão desportiva da atual Hornet 750, e no Extremo Oriente não há fim para o desenvolvimento de tais modelos para competir com as motos líderes na categoria.
Como soubemos pelo grupo da Bennetts, a Suzuki terá apresentado documentos de homologação UN-ECE para que o modelo seja homologado na Europa continental e no Reino Unido. Estes documentos referem-se a uma nova designação comercial, GSX800 (8R), bem como a uma segunda designação para uma variante limitada da atual A2, GSX800U (8R).
Nestes documentos a que tivemos acesso, confirma-se que ambas as versões estariam equipadas com a unidade de potência atualmente utilizada pela GSX-8S. O motor de 776 cc, refrigerado a água, com 6 velocidades. As dimensões finais são 84,0 mm x 70,0 mm, enquanto a taxa de compressão é de 12,8:1. No total, consegue debitar 83 cv às 8.500 rpm e um binário máximo de 78 Nm às 6.800 rpm.
No entanto, e confirmando a teoria de uma moto completamente nova, a futura GSX-8R homologa alguns dos seus números com dados diferentes da versão naked. Por exemplo, a velocidade máxima é de 215 km/h, em comparação com os 210 km/h da GSX-8S. O mesmo acontece com a variante A2; enquanto o modelo desportivo apresenta uma velocidade máxima de 174 km/h, a sua irmã naked apresenta uma velocidade máxima de 170 km/h.
Esta variação deve-se principalmente à inclusão de uma carenagem, com o comprimento total da GSX-8S e as dimensões da distância entre eixos a permanecerem inalteradas. O que muda é a largura, agora 770 mm, e a altura, 30 mm mais alta que a versão naked. Da mesma forma, o peso final sobe para 205 kg, mais três kg que o da GSX-8S.
De resto, não são esperadas grandes alterações na futura Suzuki GSX-8R. Travões, suspensão ou elementos principais do quadro seriam partilhados com a variante roadster. Resta saber se o equipamento de iluminação que atualmente caracteriza as motos naked da Suzuki será mantido, com faróis duplos. Também não se sabe se virá com uma carenagem completa ou apenas com uma carenagem frontal.
Todas estas dúvidas serão esclarecidas nas próximas semanas e é muito provável que, à medida que nos aproximarmos da próxima EICMA 2023, tenhamos acesso a novas informações sobre este assunto.