Na EICMA do ano passado, a CFMOTO revelou o protótipo da moto de aventura MT-X, que foi apresentada com informações mínimas, mas que era claramente um passo em direção a uma máquina todo-o-terreno de dois cilindros mais extrema. Agora essa moto foi confirmada para produção com documentos de homologação que revelam várias versões e dão as primeiras especificações definitivas.
Espera-se que entre em produção iminentemente sob o título 800MT-X para se alinhar com os modelos 800MT existentes da marca, embora essas motos sejam vendidas nos EUA sob o nome Ibex 800 S e Ibex 800 T, pelo que a versão mais extrema vista aqui também poderia receber a marca Ibex nos Estados Unidos.
A MT-X utiliza o motor bicilíndrico LC8c de 799 cc concebido pela KTM e fabricado para a CFMOTO e para a KTM na fábrica da parceria das duas empresas na China para utilização na KTM 790 Duke/Adventure, na Husqvarna Svartpilen 801 e na CFMoto 800NK e Ibex. É uma unidade comprovada que continua a ser moderna, leve e compacta, apesar de ter sido substituída por versões “890″ de 889cc na gama da KTM e por um bicilindrico ”990″ de 947cc completamente redesenhado na nova 990 Duke.
O peso também está a um passo da sua equivalente da KTM. O peso em vazio, incluindo o combustível, para a homologação é de 213.6 kg. É uma fração a menos do que uma 790 Adventure, que pesa 217.7 kg no mesmo estado, embora ainda não saibamos como se comparam as capacidades de combustível das duas motos. A CFMOTO também homologou uma versão da MT-X com bagagem de alumínio montada, elevando o peso do meio-fio para 234.9 kg.
De facto, a documentação de homologação da empresa revelou nada menos do que oito variantes da moto, graças à combinação da bagagem, duas alturas de para-brisas diferentes e a possibilidade de escolher entre um para-choques dianteiro alto e um guarda-lamas dianteiro mais orientado para a estrada, que fica perto do pneu.
Quando comparada com a versão concetual apresentada na EICMA, a versão de produção fez alguns sacrifícios. A moto concetual apresentava pinças dianteiras Brembo de quatro pistões e rotores blindados, enquanto a moto de produção recebe pinças J.Juan (como as utilizadas pela KTM) e perde o plástico extra à volta do disco. Também ganha poisa-pés para os passageiros, que não existiam no conceito, e o escape Akrapovič da moto de exposição será trocado por uma versão para estrada concebida pela CFMOTO.
Com a homologação concluída, a MT-X deverá estar a sair das linhas de produção em breve. Uma vez que a versão concetual fez a sua estreia na Europa, espera-se que seja um modelo global em vez de uma máquina apenas na China, e representa a primeira vez que a CFMOTO enfrenta a sua parceira KTM na mesma parte do mercado.