• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 14, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

CFMoto 750SS: A primeira Sportbike com cinto de segurança?

by Daniel Rhodes
Fevereiro 8, 2025
in Novidades - Actualidade
0
CFMoto 750SS: A primeira Sportbike com cinto de segurança?

Source: Cycleworld

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A CFMoto volta a surpreender o mercado das duas rodas com a sua mais recente inovação: a 750SS, uma sportbike que, ao que tudo indica, poderá ser a primeira moto equipada com um cinto de segurança. A presença de uma alça sobre o assento do condutor foi inicialmente despercebida, mas novas patentes revelam que a marca chinesa está a trabalhar num sistema de retenção que pode mudar a forma como encaramos a segurança nas motos desportivas.

O conceito de um cinto de segurança numa moto pode parecer contraintuitivo, mas a ideia da CFMoto tem um propósito bem definido: evitar que o condutor seja projetado para a frente em caso de impacto frontal. O sistema apresentado na patente combina um cinto de tecido, aparentemente preso sob o assento do passageiro, com um mecanismo de encaixe inovador que permite a sua rápida libertação em determinadas situações de acidente.

RelatedPosts

Royal Enfield e CFMoto de mãos dadas? Parceria estratégica no segmento de baixa cilindrada promete revolucionar

CFMoto apresenta nova submarca económica CFLite

CFMoto 250CL-C: A cruiser leve e acessível para quem está a iniciar-se no mundo das duas rodas

Diferente das tradicionais soluções de retenção, este sistema foi concebido para atuar exclusivamente em colisões frontais. Em caso de um despiste lateral, como num “high-side” ou “low-side”, o suporte que fixa o cinto é libertado automaticamente, permitindo que o condutor se desprenda da moto. Esta abordagem é semelhante à utilizada no airbag da Honda Gold Wing, que protege o motociclista em impactos frontais sem impedir a sua separação do veículo em outros tipos de acidente.

O cinto está preso a um suporte situado na parte traseira do assento do condutor. Esse suporte não é fixo ao quadro da moto, mas sim encaixado numa ranhura em forma de V, que mantém o mecanismo seguro em condições normais. Em caso de colisão frontal, o cinto impede o condutor de ser projetado para a frente. No entanto, se a moto for derrubada lateralmente, o suporte inclina-se, soltando-se automaticamente e permitindo que o motociclista se afaste da moto.

Este sistema mecânico dispensa eletrónica, tornando-se uma solução simples e potencialmente eficaz para aumentar a segurança em colisões diretas, sem comprometer a liberdade de movimento em outros tipos de acidentes.

A nova 750SS deverá ser lançada nos próximos meses, e protótipos já foram avistados na China em fase final de testes. Esta sportbike está equipada com um motor de quatro cilindros em linha derivado do bloco tricilíndrico de 675 cc da 675SS, mantendo o mesmo diâmetro de pistão (72 mm) e acrescentando um cilindro extra. Isto sugere que poderemos ver também uma versão de 900 cc com a mesma configuração no futuro.

Com uma potência de 110 cv e uma velocidade máxima de 230 km/h, a 750SS posiciona-se no segmento das sportbikes de média cilindrada. O peso declarado é de 213 kg já com combustível, o que indica um compromisso entre leveza e robustez.

A 750SS destaca-se pelo seu design agressivo e soluções aerodinâmicas inspiradas no MotoGP. Os protótipos revelam uma carenagem com apêndices aerodinâmicos pronunciados na parte inferior, semelhantes aos sistemas de downforce utilizados nas motos de competição.

Outro elemento em destaque é o escape quádruplo, com duas saídas sobrepostas de cada lado da moto, conferindo-lhe uma presença imponente tanto em termos visuais como sonoros. Além disso, foi observada uma cobertura aerodinâmica sobre a roda traseira, que pode ter função tanto estética como de desempenho.

A CFMoto 750SS promete ser uma revolução no segmento das sportbikes, não apenas pela introdução de um inédito sistema de cinto de segurança, mas também pela sua engenharia avançada e design arrojado. Resta saber como o mercado irá reagir a esta solução e se outros fabricantes seguirão o mesmo caminho na busca por maior segurança nas motos desportivas.

Source/Images: Cycleworld

Tags: CFMOTO

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.