A 650MT foi um modelo bem recebido no mercado, e é comum vermos um exemplar destes quando damos uma volta de moto, tanto fora da cidade como em ambiente urbano. Para este ano, a CFMOTO apresentou a 700MT uma evolução bem-sucedida da 650MT.
Embora mantenha os traços da antecessora, a estética encontra-se agora mais refinada, claramente mais cativante para o mercado europeu, o que vem reconhecer os esforços da marca chinesa em evoluir os seus modelos em todos os aspetos.
A dianteira é alta e compacta, caracterizada pelos faróis LED e a lateral foi desenhada para melhorar a eficiência aerodinâmica. Contamos com proteções de mãos montadas de série e o para brisas é agora ajustável, de forma manual, dando maior proteção ao condutor também em velocidades mais elevadas. O reservatório do óleo de travões na dianteira é translúcido, o que dá um toque especial.
MOTOR E NÚMEROS
Com uma entrega de potência mais linear e uma embraiagem suave, o motor revela uma resposta mais eficiente, proporcionando uma experiência de condução ainda mais prazerosa. Em velocidades elevadas, a resposta da 700MT é bastante positiva e melhor do que pessoalmente contava, tendo em conta os 66 cv de potência (mais 11 do que os que encontramos na 650) debitados pelo bicilíndrico. Em contrapartida, nas rotações mais baixas foi necessário reduzir mudanças mais cedo do que estava à espera, uma vez que o binário nos regimes mais baixos não é propriamente o ponto forte desta motorização.
Com 60 Nm de binário, este motor que já cumpre os novos limites do Euro 5+ ofereceu diversão, sobretudo em médios regimes. Em relação aos consumos, esta motorização não nos pareceu ser a mais económica do segmento, no entanto, o depósito de 18 litros de capacidade permite-nos fazer grandes viagens sem grandes preocupações nessa área.
CICLÍSTICA CONFORTÁVEL
A ciclística demonstrou-se bastante capaz, com a suspensão dianteira invertida e ajustável da Kayaba, em conjunto com o monoamortecedor traseiro, ajustável em pré-carga e extensão do hidráulico, a filtrarem bem as imperfeições do asfalto, sendo bastante confortável em ambiente urbano. Em ligeiras aventuras fora de estrada a suspensão também faz um bom trabalho, no entanto quando atacamos umas curvas de forma mais dedicada, percebemos que não se encontra no seu habitat natural, levando a maiores oscilações do conjunto e algum afundar da suspensão frontal.
A travagem ficou a cargo da J.Juan, e revelou estar ao nível das prestações do modelo. Os discos duplos na dianteira, em conjunto com o disco traseiro, dão-nos a confiança necessária, tendo como único pormenor a apontar a entrada em funcionamento do ABS, que gostaria que fosse ligeiramente menos intrusivo.
A posição de condução é bastante tranquila, ergonómica, e o confortável assento ajuda-nos a realizar bastantes quilómetros aos comandos da 700MT sem grande fadiga. Mesmo com os seus 220 Kg, o modelo demonstrou-se bastante ágil e, apesar das dimensões, é uma boa companheira para fintarmos as filas de trânsito. Ainda assim, existem algumas vibrações vindas do motor, o que tornam por vezes a condução um pouco incómoda, devendo ser um dos aspetos a melhorar por parte da CFMOTO no futuro.
ELETRÓNICA E RESUMO FINAL
O painel de instrumentos TFT de 5 polegadas está bem organizado, possui diversas informações, e navegar através dos menus é uma tarefa bastante intuitiva. Conta ainda com conetividade ao nosso smartphone, e oferece uma ampla gama de ajustes, reforçando o nível de qualidade do modelo. Ao lado do painel encontramos tomadas USB tipo A e do tipo C, ideais para carregarmos os nossos dispositivos nas viagens mais longas.
No capítulo das ajudas à condução, a implementação de controlo de tração numa próxima atualização seria uma mais-valia, uma vez que a 700MT será utilizada numa condução diária, e inevitavelmente em condições atmosféricas adversas.
O MELHOR Preço / Painel de instrumentos / Versatilidade
A MELHORAR Vibrações / Forquilha dianteira / Ausência de controlo de tração
Resumindo, a CFMOTO 700MT demonstra uma evolução significativa em relação ao modelo anterior, superando-o em vários aspetos. Isto confirma a capacidade dos fabricantes chineses na adaptação às necessidades do mercado e ouvir os pedidos dos clientes.
Com valores a começar nos 6.790 € (sem ISV nem IUC), a 700MT é sem dúvida uma excelente proposta tendo em conta a relação qualidade/preço.
CFMOTO 700MT
MOTOR 2 cilindros em linha, DOHC, 8 válvulas, refrigeração líquida
CILINDRADA 693 cc
POTÊNCIA 66 cv (49 kw) @9.000 rpm
BINÁRIO 60 Nm @7.250 rpm
CAIXA 6 velocidades
QUADRO tubular em aço
DEPÓSITO 18 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha invertida, curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor central, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos, pinças de 2 êmbolos
TRAVÃO TRASEIRO disco, pinça de 1 êmbolo
PNEU DIANTEIRO 120/70 ZR17
PNEU TRASEIRO 160/60 R17
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.425 mm
ALTURA DO ASSENTO 820 mm
PESO 220 kg
P.V.P. (desde) 6.790 €