A CFMOTO tem vindo a divulgar detalhes sobre a sua próxima moto desportiva de três cilindros 675SR desde setembro passado, e revelou uma versão praticamente destinada à produção há apenas alguns dias. Mas agora a versão real apareceu nos registos de homologação chineses antes do seu lançamento oficial. Para além de revelarem o aspeto final da moto, que se espera que seja o primeiro de vários modelos com o novo tricilíndrico da CFMOTO, os documentos incluem especificações importantes, incluindo a potência, o peso e as dimensões.
Talvez o número mais esperado seja o da potência, que não é tão elevada como se esperava, com 95 cv. Isto é uma surpresa, pois quando a CFMOTO revelou o motor na EICMA em Milão no ano passado, prometeu “mais de 100 cv”. Isto parece ser uma indicação de que a moto homologada nos novos documentos é uma versão restrita. O valor de 95 cv (ou 70 kW, para utilizar as medidas métricas da homologação) corresponde ao máximo permitido pelas complicadas regras europeias para os condutores com uma licença de moto A2 restrita, em vez de uma aprovação de potência total. Essas motos A2 só podem produzir 35 kW (47 cv) e, se forem versões restritas de motos mais potentes, esses modelos de base não podem ter mais de 70 kW (95 cv). Como resultado, muitos fabricantes fazem versões específicas de motos de 70kW, apenas para que possam ser restringidas a 35kW e conduzidas por condutores com carta de condução A2. Este é um daqueles casos em que a burocracia cria acidentalmente toda uma subcategoria de motos.
Uma vez que a CFMOTO já fabrica vários níveis das suas outras motos desportivas mais pequenas, com variantes “SR-R” de especificações mais elevadas juntamente com os modelos “SR” normais, faz sentido que o mesmo se aplique à 675SR. A versão quase acabada, apresentada recentemente nas cores da equipa de corrida Aspar e equipada com peças exclusivas para pista, chamava-se 675SR-R, o que sugere que esse nome será adotado por uma variante de alta especificação. No entanto, a moto na nova homologação, com o nome de código CF650-10, parece ser a 675SR de base.
Em comparação com a 675SR-R, esta variante não tem as asas laterais alargadas na carenagem e apresenta uma traseira mais baixa com um assento para o passageiro e apoios para os pés do passageiro, além de estar completa com acessórios de estrada como espelhos, um suporte de matrícula e iluminação completa. Isto significa que podemos ver que os indicadores de mudança de direção da moto final serão montados nos espelhos retrovisores, enquanto os faróis, como esperado, estão escondidos por baixo das luzes LED mais proeminentes, em forma de remoinho, no nariz. No entanto, as condutas de arrefecimento dos travões dianteiros vistas nos protótipos anteriores permanecem, alimentando com ar as pinças de quatro pistões J.Juan.
Outras especificações confirmadas no documento de aprovação incluem a capacidade exacta do motor, 674 cc, e um nome de código “372MT” para o motor. Este nome indica três cilindros e um diâmetro interno de 72 mm. Por sua vez, isso significa que o curso deve ser de cerca de 55 mm, o que dá um diâmetro ligeiramente mais pequeno e um curso mais longo do que os três cilindros de 675 cc fabricados por marcas como a Triumph (diâmetro de 73 mm) e a MV Agusta (diâmetro de 79 mm).
Fonte:https://www.cycleworld.com