A CFMOTO sempre nos ultrapassou ao longo dos anos e, de tempos a tempos, tem vindo a melhorar os seus produtos, tentando elevar a fasquia, mantendo um preço baixo. Uma fórmula que, goste-se ou não, nem sempre dá o resultado esperado, mas isso não se pode dizer da marca chinesa.
A chamar a atenção desta vez, após a estreia da nova adventure 450, está a CFMOTO 500SR Voom, uma moto desportiva que impressiona pelo seu design e pelo muito apreciado motor de quatro cilindros em linha. Uma 500 com um motor de quatro cilindros? É verdade, ouviu bem, parece que os fabricantes estão de novo a entrar neste segmento de mercado, agora abandonado, mas que está lentamente a florescer de novo.
O olhar recai imediatamente sobre o design e as linhas desta moto desportiva de média dimensão, que são verdadeiramente intrigantes. A parte dianteira com faróis duplos, quando a moto está ligada, dá uma assinatura luminosa que recorda o estilo retro das motos dos anos 80 e 90. O farol não é a única lembrança das lendas do motociclismo, as formas da carenagem e do para-brisas remetem-nos para as tendências das motos desportivas de há 30/40 anos (Honda CBR400R, Suzuki GSX-R400, Kawasaki ZXR400…). Luz de assinatura à parte, assim que a vimos de frente, os nossos olhos arregalaram-se porque os faróis fazem lembrar muito os da Maxi Enduro DesertX.
Uma pequena curiosidade sobre os faróis: são “furados” no meio e também funcionam como entradas de ar para o quatro em linha.
Os escapes laterais elevados combinados com os espelhos retrovisores – fixados nas extremidades do semi-guidão – dão à CFMOTO 500SR Voom um aspeto vintage e elegante.
O olhar recai imediatamente sobre o design e as linhas desta moto desportiva de média dimensão, que são verdadeiramente intrigantes. A parte dianteira com faróis duplos, quando a moto está ligada, dá uma assinatura luminosa que recorda o estilo retro das motos dos anos 80 e 90. O farol não é a única lembrança das lendas do motociclismo, as formas da carenagem e do para-brisas remetem-nos para as tendências das motos desportivas de há 30/40 anos (Honda CBR400R, Suzuki GSX-R400, Kawasaki ZXR400…). Luz de assinatura à parte, assim que a vimos de frente, os nossos olhos arregalaram-se porque os faróis fazem lembrar muito os da Maxi Enduro DesertX.
Uma pequena curiosidade sobre os faróis: são “furados” no meio e também funcionam como entradas de ar para o quatro em linha.
Os escapes laterais elevados combinados com os espelhos retrovisores – fixados nas extremidades do semi-guidão – dão à CFMOTO 500SR Voom um aspeto vintage e elegante.
A CFMOTO 500SR Voom indica já no seu nome que se trata de uma moto de “meio litro” que, à primeira vista, não seria muito diferente das actuais CFMOTO 450SR e da CFMOTO 450SR S. O ingrediente secreto que torna este modelo ainda mais surpreendente é o motor de quatro cilindros (bicilíndrico no caso da “450”).
Infelizmente, não foram fornecidos números e valores precisos, mas dada a cilindrada, o novo modelo desportivo de média cilindrada da CFMOTO poderá rondar os 70/80 cv de potência máxima.
Parece tudo muito bonito, talvez demasiado…. A má notícia estava para vir: para já, este modelo será dedicado exclusivamente ao mercado doméstico, ou seja, à China. Atualmente, na Europa, o segmento é defendido pela Kawasaki Ninja ZX-4RR e estamos à espera da Kove 450RR.