Em setembro passado, a CFMOTO surpreendeu-nos ao revelar protótipos disfarçados de duas novas motos desportivas, a 675RR e a 500SR, a primeira com um motor de três cilindros de 675cc e a segunda com um motor de quatro cilindros de 600cc. Agora, a empresa registou os pedidos de patente relacionados com o motor da 500SR para nos dar o primeiro contacto com o seu interior.
Embora a CFMOTO tenha mostrado o motor tricilíndrico de 675cc da 675SR na EICMA, em novembro do ano passado, confirmando o seu layout e oferecendo algumas vagas reivindicações de desempenho, incluindo um valor de potência que será algo em redor dos 100 cv com uma velocidade de 12.300 rpm. A 500SR continua a ser um mistério. Um protótipo deu algumas voltas de demonstração públicas numa pista na China no ano passado, juntamente com a 675SR – com ambas as motos fortemente disfarçadas com camuflagem para manter os detalhes técnicos e o estilo ocultos – mas, para além de revelar que a moto faz tanto barulho como seria de esperar de uma moto de 500 cc, pouco foi revelado.
Os novos pedidos de patente referem-se a alguns elementos comuns do motor, centrando-se num sistema de arrefecimento que se destina a fazer com que o motor atinja a temperatura de funcionamento o mais rapidamente possível, provavelmente para ajudar a cumprir os limites de emissões cada vez mais rigorosos que incluem testes de arranque a frio. No entanto, os documentos incluem diagramas do motor que nos dão uma visão clara da sua disposição e dos seus componentes internos.
As imagens mostram claramente que o motor foi concebido pela CFMOTO – afinal, não existem muitos motores modernos de 500 cc em linha no mercado, mesmo que a empresa quisesse copiar um rival – e que se trata de um motor de quatro cilindros bastante convencional e de elevado desempenho. Os pormenores incluem árvores de cames duplas à cabeça accionadas por corrente, com a corrente numa extremidade da manivela em vez de estar no centro. Também podemos ver que existem quatro válvulas por cilindro e ignição eletrónica de bobina na ficha.
Existe uma transmissão convencional de seis velocidades – o protótipo do ano passado pode ter sido disfarçado, mas a embraiagem e a alavanca de velocidades estavam claramente à vista, por isso não há aqui nenhum truque semi-automático – e um cárter húmido que está deslocado para permitir espaço para o sistema de escape passar por baixo.
No que diz respeito ao desempenho, podemos logicamente esperar que a 500SR se situe abaixo da 675SR na pirâmide de potência da CFMOTO, ficando entre a tricilíndrica de mais de 100 cv e a 450SR bicilindrica de 449 cc e 50 cv. Como rival direta das pequenas quatros, incluindo a Ninja ZX-4RR da Kawasaki e a 450RR da Kove, a CFMOTO vai tentar obter cerca de 80 cv da 500SR.
Quando for lançada no final deste ano, a 500SR será mais um passo no inesperado renascimento das quatros de pequena capacidade, uma classe que parecia estar condenada por regras de emissões apertadas e pela tendência para motores bicilíndricos mais baratos de fabricar.
Fonte:https://www.cycleworld.com