Há pouco mais de um ano, tivemos o primeiro contacto com o projeto da CFMOTO para criar uma versão de produção do seu protótipo V.02 NK de 2017, que é uma streetfighter equipada com motor KTM e dois cilindros em V para concorrer com modelos como a Super Duke.
A V.02 NK era uma fantasia com estilo e engenharia futuristas, incluindo um radiador por baixo do assento. A versão para exposição, apresentada nos documentos de patente da empresa, adoptará temas de estilo semelhantes, mas uma mecânica mais convencional, com um radiador posicionado de forma convencional. Tanto o protótipo como o futuro modelo de produção partilham um motor bicilíndrico derivado da KTM. É provável que seja o mesmo motor de 1.279cc utilizado na tourer 1250TR-G da CFMOTO no mercado chinês, um motor que é vagamente baseado no LC8 da KTM, mas com uma capacidade e detalhes de design diferentes. Na TR-G, o motor CFMOTO debita 140 cv.
Os documentos mais recentes mostram a mesma máquina que vimos na patente da CFMOTO no início de 2023, mas as ilustrações incluem agora desenhos mais detalhados de vários componentes principais, incluindo o quadro e partes da carenagem. Todas as imagens apresentam um nível de pormenor que aponta para uma máquina que está próxima da produção.
O quadro tem um design em treliça de aço, semelhante ao layout que a CFMOTO utiliza em vários dos seus modelos actuais, e embora existam coberturas externas na moto completa que dão a impressão de uma secção de alumínio no pivô do braço oscilante, a realidade é que são puramente cosméticas. Os tubos de aço vão até ao braço oscilante. Na parte de trás, há um subquadro aparafusado, novamente feito de aço, mas com uma estrutura separada de alumínio fundido na parte traseira, sob a secção do assento do passageiro.
Quaisquer dúvidas sobre a posição do radiador são firmemente respondidas pela mais recente patente, que mostra desenhos detalhados de um radiador curvo, montado à frente, com duas ventoinhas de arrefecimento montadas na parte inferior, que direccionam o ar quente para fora através de painéis laterais ventilados. O radiador sob o assento do conceito de 2017 não está claramente a ser produzido. No entanto, o braço oscilante de uma face, que era uma caraterística dessa moto, mantém-se no mais recente projeto, embora com o seu impacto visual atenuado por um grande silenciador de escape no lado direito. As ilustrações da nova patente mostram detalhes da roda traseira, incluindo um ajustador de corrente que inclui o suporte para a pinça de travão Brembo traseira da moto.
As patentes mais recentes também dão uma visão detalhada da carenagem que foi concebida para envolver o depósito de combustível e a caixa de ar, composta por seis peças distintas e com aberturas de saída de ar em ambos os lados.
Com uma gama NK que já inclui modelos de 300cc, 450cc, 650cc e 800cc, e uma versão de 125cc que deverá ser lançada em breve, depois de ter sido apresentada com o conceito 125NK na feira EICMA do ano passado, o próximo passo lógico da CFMOTO é lançar uma topo de gama de grande capacidade, como se vê aqui. Se a empresa seguir o seu caminho habitual, poderá seguir-se uma versão SR com motor completo, juntando-se às crescentes categorias de motos desportivas de grande cilindrada fabricadas na China que surgiram nos últimos meses.