Noticiámos há poucos dias que a Suzuki tinha encetado uma campanha de recolha das V-Strom 800 DE no Reino Unido devido a um problema com os pneus traseiros. Mas a situação está a afetar mais países.
De acordo com o site Motorrad, as entregas da moto ao nível mundial foram suspensas a 17 de junho para investigar o problema, sendo que a 15 de julho os condutores foram aconselhados a parar de usar as suas motos.
A recolha abrange os modelos de 2023 e 2024, devido aos pneus traseiros Dunlop Trailmax Mixtour defeituosos. O que inicialmente começou por parecer um problema isolado, está agora a afetar mais países. Segundo a NTHSA nos Estados Unidos, os danos em causa são vários, desde fendas a deformações do piso do pneu, até ao despegar do mesmo do pneu.
Os primeiros sinais são de uma vibração aumentada. Estima-se que possam ser afetados 11.899 unidades, segundo a KBA. No caso do Reino Unido, os proprietários afetados vão receber dois pneus de substituição e, quem já tiver procedido à substituição dos mesmos pelos próprios meios, poderá ser reembolsado com o custo dos pneus e da montagem.