A BYD é um dos fabricantes automóveis chineses que mais se tem expandido ao nível internacional nos últimos anos, oferecendo interessantes propostas elétricas com as suas baterias de fosfato de ferro-lítio. E agora, prepara-se também para o fabrico de scooters.
De facto, o fabricante já fornece baterias à Nexa e fabrica a Scorpio X1 em Singapura, mas agora dá o passo para ter a sua própria plataforma.
Os desenhos de patente que a BYD já submeteu e o Motociclismo consultou são muito detalhados, deixando antever uma scooter para o segmento de 250 cc a 350 cc, com 20 a 35 cv de potência – o que poderá significar uma bateria com algo como 9 a 12 kWh.
Na frente, antevê-se uma forquilha USD e duas pinças radiais de travão, enquanto atrás parece haver um braço oscilante montado de forma coaxial no motor. O que não se percebe é se utilizado um quadro em aço, como é habitual nas scooters.
O que também é percetível pelos desenhos é que haverá espaço para condutor e um passageiro, e que o projeto está numa fase muito adiantada – tendo praticamente todos os componentes necessários para aprovação, exceto os espelhos retrovisores.
Assim, pode estar para muito breve a chegada da BYD às scooters elétricas, diversificando a oferta num segmento cada vez mais procurado nos dias atuais.