A BMW tem sido uma das maiores defensoras e apologistas dos veículos elétricos, não só em quatro mas também em duas rodas. No entanto, apesar das expectativas, a marca não tem planos de lançar uma nova moto desportiva elétrica devido.
A fabricante «abriu» o jogo nos automóveis há cerca de dez anos com o BMW i8,com o modelo a ser um dos primeiros supercarros elétricos, marcando a entrada da BMW no mercado de veículos elétricos de alto desempenho. Para uma das poucas marcas no mundo das motos que se comprometeu com superdesportivas de alto desempenho, seria natural esperar que a BMW replicasse essa abordagem proativa no lado Motorrad.
Embora a BMW já tenha alguns modelos de motos elétricas, como a CE 02 equivalente a 125cc e a CE 04, que está disponível numa versão limitada de 11kW (15cv), estas não são modelos desportivos ou de alto desempenho. No entanto, mostram a disposição da BMW em considerar motores elétricos em motociclos.
Apesar disso, até agora não há nenhuma moto desportiva elétrica da BMW. Isto coloca a marca em linha com outros grandes fabricantes, como Honda e Yamaha, que recentemente lançaram as suas primeiras scooters elétricas, e a Kawasaki, que anunciou as suas primeiras motos elétricas este ano. A Ducati também deu os primeiros passos no mundo das superdesportivas elétricas, mas apenas na competição MotoE e ainda não no mercado de produção.
O novo CEO da BMW Motorrad, Markus Flasch, assumiu o comando no final do ano passado e, no início deste ano, foi responsável por rumores de que a BMW poderia entrar no MotoGP como concorrente. No entanto, numa entrevista recente ao meio italiano Motociclismo, Flasch afirmou que não há planos na BMW para uma moto desportiva elétrica.
‘Ouvimos com muita atenção os pedidos do nosso público. Ao mesmo tempo, observamos de perto a concorrência no mercado e o que ela está a trazer para o mercado. Se combinarmos ambos os aspetos, chegamos à conclusão de que o tempo para motos elétricas de alto desempenho provavelmente ainda não chegou’, começou por dizer Flasch, antes de concluir:
– Não pensamos que iremos precisar de uma moto elétrica com mais potência nos próximos dois ou três anos. Para a BMW não haveria necessidade de outro modelo de 11kW.