• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

BMW R 18 One Eight «C»: A arte da personalização por Paul Yaffe

by Daniel Rhodes
Janeiro 23, 2025
in Novidades - Actualidade
0
BMW R 18 One Eight «C»: A arte da personalização por Paul Yaffe

©2023 Michael Lichter.

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A BMW Motorrad apresentou a sua mais recente obra-prima no mundo das motos personalizadas: a R 18 One Eight «C», criada pelo ícone da personalização de motociclos, Paul Yaffe. Este modelo único funde a estética clássica dos hot rods com a essência distintiva da BMW, demonstrando a genialidade do designer norte-americano.

Um ícone da personalização

Desde 1991, Paul Yaffe é uma referência no universo da customização de motos. Não apenas um construtor, mas um verdadeiro designer, Yaffe fundou a American Legend Motorcycle Company, que evoluiu para a Bagger Nation, consolidando a sua reputação como um dos grandes nomes do setor.

RelatedPosts

Royal Alloy JPS: Um tributo sobre rodas à era dourada da F1 britânica

Fusão entre cultura gaming e motociclismo: Uma Suzuki GSX-8R única e personalizada

A chopper elétrica que prova que o estilo não desaparece

Entre os seus inúmeros prémios, destacam-se três distinções de “Motociclo Mais Bonito do Mundo” no Oakland Roadster Show, dois prémios de “Construtor do Ano” e três de “Inovador do Ano” pela revista Easyriders. Em 2015, foi também incluído no Sturgis Hall of Fame. As suas criações apareceram em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo e em programas de televisão como os dos canais Discovery e History.

Agora, Yaffe revela a sua mais recente criação, uma personalização única da BMW R 18 B, que será apresentada no MBE Show em Verona, Itália.

BMW e hot rods: uma fusão surpreendente

Antes de iniciar o projeto, Yaffe passou milhares de quilómetros a conduzir a BMW R 18 B pelos Estados Unidos, para se familiarizar com a moto e as suas características. O objetivo era criar uma big wheel bagger que preservasse a autenticidade da BMW, evitando o uso de componentes da sua linha habitual de produtos.

Um dos elementos mais impressionantes da personalização foi a roda dianteira de 26 polegadas, fabricada a partir de um bloco sólido de alumínio com 400 libras. O quadro teve de ser alongado e ajustado para acomodar esta roda imponente, sendo também desenvolvidos sistemas específicos para otimizar o manuseamento.

Inspirada no estilo clássico dos Mercury Lead Sled dos anos 50, a equipa criou componentes exclusivos, como um guarda-lamas dianteiro feito de raiz e uma carenagem original da R 18 que foi reestruturada para alinhar perfeitamente com o novo design. Uma peça adicional, o spoiler frontal, foi desenvolvida para preencher a lacuna entre a carenagem e o depósito de combustível, ocultando estrategicamente o radiador.

Os alforges também foram alvo de atenção especial. Yaffe manteve as tampas, fechos e altifalantes originais da BMW, criando novas “peles” para dar aos alforges um perfil mais alongado e elegante, sem comprometer a funcionalidade.

A essência dos Lead Sled: suspensão pneumática e escapes laterais

Para respeitar o estilo Lead Sled, Yaffe deu prioridade a dois elementos: a suspensão pneumática e os escapes laterais. Um sistema avançado de ar comprimido foi desenvolvido para integrar tanques de armazenamento, um compressor e todos os controlos necessários, instalados discretamente sob os alforges.

No que toca aos escapes, Yaffe fez questão de preservar o caráter único da BMW, mantendo os icónicos tubos dos motores Boxer. Os catalisadores foram removidos, dando lugar a um sistema de baffles de alto desempenho, que garantem a pressão de retorno ideal e um som característico de hot rod.

Acabamentos de excelência

Esteticamente, a moto aposta na simplicidade. O foco foi dado a uma silhueta elegante e um acabamento em preto brilhante, sem gráficos distrativos. Para contrastar, o interior foi pintado num tom clássico de vermelho sangue de boi (ochs blood red). O assento e o painel foram cuidadosamente estofados, enquanto as pinças de travão dianteiras receberam uma cor a condizer, conferindo um toque de sofisticação.

A BMW R 18 One Eight «C» personifica o que é a arte em duas rodas e esta verdadeira obra de arte de Paul Yaffe conseguiu unir a herança da BMW com a estética inconfundível dos hot rods, criando uma máquina que impressiona tanto pela sua beleza como pela atenção ao detalhe técnico.

A moto reflete o equilíbrio perfeito entre o passado e o futuro, e é um tributo ao design visionário que continua a inspirar o mundo da personalização.

Source: BMW

Images ©2023 Michael Lichter

Tags: Custom Bike

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.