A BMW R 1300 GS foi lançada em novembro passado, mas em breve receberá novidades que chegarão para a versão de 2025 – continuando assente no mesmo motor e quadro atuais. No fim do ano, chegará também ao mercado a nova R 1300 GS Adventure, da qual já lhe contámos todos os pormenores.
Segundo o site Motorrad Online, o construtor bávaro anunciou que a embraiagem e caixa de velocidades automatizada Automated Shift Assistant (ASA) chegará à R 1300 GS em 2025 como equipamento opcional. O mesmo acontecerá com o Aviso de Colisão Traseira (RECW) – que avisa quem segue à frente de uma colisão iminente. Os preços deverão ser anunciados posteriormente.
No coração da moto está o novo motor boxer dois cilindros de 1.300 centímetros cúbicos, capaz de debitar 145,5 cv de potência às 7.750 rotações por minuto e 149 Nm de binário às 6.500 rpm. Com tecnologia Shift Cam, está associado a uma caixa de seis velocidades da Musashi localizada abaixo do propulsor.
O quadro principal é fabricado em aço e o quadro traseiro em alumínio fundido, e na suspensão encontra-se o revisto sistema Evo Telelever da BMW. Atrás, é aplicado o sistema Evo Paralever com um eixo contínuo do braço oscilante no quadro. Os travões Brembo têm dois discos semi-flutuantes e pinças radiais de quatro êmbolos na roda frontal e disco único e pinça flutuante de dois êmbolos atrás.