No próximo ano, chegará a BMW R 1300 R. Para já, ainda não há imagens – nem oficiais, nem «spy shots» – mas vão sendo conhecidos alguns detalhes.
Segundo o Motorrad, a moto terá o novo motor boxer de 1.300 centímetros cúbicos, capaz de debitar 145 cv às 7.750 rotações por minuto e 149 Nm de binário às 6.500 rpm – sendo muito provavelmente junto a uma caixa de velocidades com a nova transmissão automatizada ASA. O quadro deverá ser em aço, com um quadro traseiro em alumínio aparafusado.
Em termos de ciclística, é de esperar que se mantenha a forquilha telescópica invertida à frente, com um braço oscilante Paralever com suporte central de mola atrás. A suspensão frontal Telelever não é aguardada, tendo em consideração que a água de arrefecimento ficará entre o motor e a roda frontal.
O silenciador ficará mais leve e pequeno, fabricado em aço inoxidável, ao passo que a carenagem lateral irá dirigir o ar para o radiador. A R 1300 R terá dimensões mais compactas e deverá ser mais leve, num design que inclui um novo farol dianteiro LED.