• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Novembro 16, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

BMW patenteia asas aerodinâmicas activas na S 1000 RR

by Carl Harrison
Fevereiro 7, 2024
in Novidades - Actualidade
0
BMW patenteia asas aerodinâmicas activas na S 1000 RR

Fonte:https://www.carandbike.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Recentemente verificámos que a BMW registou uma patente para um sistema aerodinâmico invulgar destinado a criar downforce nas curvas, e agora a empresa solicitou outra patente que persegue o mesmo objetivo, mas de uma forma muito diferente.

Os Winglets já estão bem estabelecidos como uma forma de obter downforce em linha reta nas motos de competição, ajudando a reduzir os cavalinhos, a aumentar a aderência nas retas e na travagem ao mais alto nível de competição, mas a tarefa de obter downforce utilizável nas curvas é muito mais difícil graças ao facto de as motos se inclinarem. Existem soluções, como as formas de carenagem com efeito de solo utilizadas pela Aprilia e outras no MotoGP, mas são soluções de recurso e não a resposta ideal para o problema.

RelatedPosts

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Passeio motociclista solidário assinala 150 anos dos Bombeiros Voluntários da Covilhã

Capacetes ao Alto: Ermesinde acolhe dia especial para motociclistas a 31 de Maio

A última patente da BMW propõe talvez a solução mais simples de todas: winglets que permanecem em paralelo com o solo, mesmo quando o resto da moto se inclina. No MotoGP, onde a maior parte deste trabalho aerodinâmico está a decorrer, isso seria ilegal. As regras dizem claramente: “Os dispositivos aerodinâmicos móveis são proibidos; nesta medida, qualquer parte do Aero Body deve ser fixada de forma a que não seja possível um ajuste ativo (por exemplo, ligações, rolamentos e qualquer conceção que permita uma mudança intencional na forma/orientação/posição não são permitidos), nem passivo; nesta medida, qualquer parte do Aero Body, quando montado na moto em condições normais de funcionamento, deve ter uma flexão máxima de 10 mm em qualquer ponto, quando uma carga vertical de 50 N é aplicada na direção descendente com um penetrador esférico de aço de 20 mm de raio.”

Como resultado, tem havido pouco investimento na ideia de aerodinâmica ativa e móvel por parte das equipas e fabricantes que investem o seu dinheiro em I&D no MotoGP. A BMW, no entanto, não compete no MotoGP, pelo que talvez tenha uma perspetiva diferente. A série de corridas de eleição da empresa bávara é o Campeonato do Mundo de Superbike, onde as regras são muito diferentes. Os regulamentos do WSBK da FIM deixam claro que a aerodinâmica ativa seria legal se uma empresa a quisesse utilizar, desde que o mesmo equipamento fosse instalado de série no modelo de produção em que a moto de corrida se baseia.

Fonte:https://www.cycleworld.com
Fonte:https://www.cycleworld.com

O livro de regras do WSBK diz: “Para as peças aerodinâmicas activas ou dinâmicas, APENAS pode ser utilizado o mecanismo padrão homologado. A amplitude de movimento deve ser a mesma que a utilizada pela máquina de estrada homologada em utilização normal – não o máximo mecânico.”

Neste momento, continua a ser um ponto discutível. Não há concorrentes no WSBK que tenham componentes aerodinâmicos activos nas suas motos de estrada, por isso ninguém tem estado em posição de utilizar essa parte do livro de regras. Mas houve estudos sobre a ideia. Já em 2019, a Honda analisou as asas que se viram para dentro ou para fora, dependendo da sua necessidade, mas, tal como as asas fixas, continuariam a ser mais eficazes nas rectas do que nas curvas. A última patente da BMW coloca firmemente em destaque as curvas, com winglets articulados ligados a actuadores que os mantêm na horizontal, independentemente do ângulo de inclinação da moto.

A patente não entra em muitos detalhes sobre os sistemas mecânicos ou eléctricos necessários para operar as asas, em vez disso, pretende obter proteção IP sobre todo o conceito. No entanto, não é difícil imaginar que, uma vez que as unidades de medição instantânea (IMU) instaladas em praticamente todas as superbikes modernas monitorizam constantemente o ângulo de inclinação, entre outros parâmetros, a criação do sistema informático para manter as winglets niveladas seria simples. Afinal de contas, muitas das câmaras que vemos na televisão já conseguem manter-se na vertical enquanto a moto por baixo delas se inclina – a mesma ideia poderia ser facilmente aplicada às asas.

Tags: 2024BMW MotorradMotasMotosNoticiasS 1000 RR

Related

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Carl Harrison
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
VI Harley Mountain 2025: Encontro épico na Serra da Estrela

Prepara-te para mais uma edição inesquecível do maior encontro de motociclas custom e chopper da região! O VI Harley Mountain 2025 promete um fim de semana repleto de...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.