• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

BMW inova em aerodinâmica com design discreto

by Daniel Rhodes
Janeiro 3, 2025
in Novidades - Actualidade
0
BMW inova em aerodinâmica com design discreto

2025 BMW M 1000 RR / Source: Visordown

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A BMW registou recentemente uma patente que promete revolucionar a aerodinâmica das suas motos, oferecendo ganhos significativos sem comprometer a estética. Apesar de não competir em MotoGP, onde a aerodinâmica desempenha um papel crucial, a marca alemã tem investido consistentemente no desenvolvimento de soluções engenhosas para o fluxo de ar nas suas motos, e quando cada vez mais a motos de estrada enveredam por adicionar apêndices aerodinâmicos às suas motos – por razões estéticas e pelo (praticamente nulo) aumento de performance, a BMW parece ser um caminho distinto.

O problema: Aerodinâmica vs estética

Nos últimos anos, as motos de alto desempenho têm vindo a adotar elementos aerodinâmicos cada vez mais pronunciados, como as asas grandes presentes nas BMW S 1000 RR e M 1000 RR. Estas características visam melhorar a força descendente (downforce) sem aumentar o arrasto, mas muitos consideram que comprometem o design elegante das motocicletas.

RelatedPosts

Vídeo: Concept RR, o futuro das superbike da BMW?

BMW Motorrad Concept RR, um olhar sobre o futuro das desportivas bávaras

BMW fornece motos de alto desempenho à organização do TT Ilha de Man

Para resolver este problema, a BMW tem procurado alternativas menos intrusivas. Já foram registadas patentes para soluções como a utilização de winglets móveis, sistemas de ventilação internos para gerar downforce em curvas e flaps adaptáveis para otimizar o arrefecimento. Agora, a mais recente patente apresenta uma abordagem completamente diferente: utilizar o próprio fluxo de ar para simular os efeitos de uma carenagem maior, sem recorrer a componentes externos visíveis.

Source: Visordown

A solução: Manipular o fluxo de ar

A nova patente da BMW propõe a separação do fluxo de ar nas extremidades da carenagem dianteira, antes dos guiadores. A ideia é evitar que o ar se mantenha junto ao corpo da moto e do condutor, reduzindo o arrasto sem a necessidade de adicionar bordas salientes ou spoilers, conhecidos como “bordos de separação”.

Para alcançar este efeito, a BMW propõe canalizar ar de alta pressão, captado pela entrada de ar existente no nariz da moto, através de condutas internas. Esse ar seria expelido por ranhuras estreitas posicionadas à frente das mãos do condutor. O jato de ar, saindo a um ângulo de 90 graus em relação à superfície da carenagem, funcionaria como um flap Gurney – um pequeno apêndice utilizado em automóveis de competição para melhorar a estabilidade aerodinâmica.

Vantagens da tecnologia

Este sistema oferece várias vantagens:

  • Estética preservada: Dispensa a necessidade de adicionar elementos salientes que possam prejudicar o design.
  • Carenagem mais estreita: Permite reduzir a área frontal da moto, o que beneficia tanto a aerodinâmica como a eficiência.
  • Versatilidade: A tecnologia pode ser aplicada em várias partes da carenagem e adaptada para abrir ou fechar as condutas conforme necessário, por exemplo, para melhorar a estabilidade em curva.

O Futuro da aerodinâmica em motos

Com esta abordagem, a BMW demonstra que é possível equilibrar a performance aerodinâmica com um design sofisticado e minimalista. A nova tecnologia tem o potencial de definir um novo padrão na indústria, oferecendo aos motociclistas o melhor dos dois mundos: eficiência e estética.

Se a patente se traduzir em aplicações práticas, podemos esperar que as próximas gerações de motos da BMW redefinam a forma como percebemos a aerodinâmica em veículos de duas rodas.

Tags: BMW

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.