Nada de oficial ou confirmado, mas parece certamente que a BMW está a trabalhar num projeto que poderá colocar um sorriso no rosto de uma série de entusiastas que vêem algo de tremendamente sedutor neste tipo de moto. Se é verdade que a atual série GS também é capaz de lidar de forma brilhante com o off-road, parece possível que a BMW esteja a trabalhar numa moto com uma vocação off-road mais acentuada, mais leve, mais ágil, mais capaz no contexto puramente off-road.
O projeto, que pode estar a tomar forma na sede alemã da BMW nos últimos meses, parece ter como objetivo oferecer uma moto mais leve do que a GS “normal”, um conjunto de quadro adequado para enfrentar até mesmo os terrenos off-road mais especializados e, provavelmente, linhas e superestrutura dedicadas. Existe ainda a possibilidade de o ponto de partida identificado pela BMW não ser a atual GS 1300, mas sim a linha de produção da BMW R 12 e BMW R 12 nineT.
Curioso? Na verdade, tal abordagem permitiria explorar o motor boxer de 1170 cc refrigerado a ar/óleo com cerca de 100 cv, talvez o mais adequado para exercer o melhor compromisso entre peso e desempenho. Naturalmente, o quadro seria construído para o efeito e, neste caso, a produção já estaria preparada para fornecer uma frente sem o clássico braço telescópico em favor de uma forquilha tradicional. Em termos estritos, uma frente de 21 polegadas completaria o quadro, enquanto a traseira poderia permanecer com o clássico amortecedor da BMW e talvez uma roda de 18 polegadas.
Ainda é cedo para fazer hipóteses mais concretas, mas a BMW está certamente a trabalhar para colocar nas mãos dos futuros entusiastas do todo-o-terreno ligados à marca alemã, algo que poderia realmente trazer de volta as clássicas “borboletas no estômago”, uma sensação que poderia perfeitamente abranger o equilíbrio ténue entre o conformismo e o não-conformismo que é tão popular e que a lendária HP2 foi capaz de capturar perfeitamente em meados dos anos 2000.