A TRK 502 foi, e em certa medida ainda é, a rainha do mercado das motos de turismo. Uma moto esperta e inteligente que, com o favor do público, e com muitas características sedutoras como o preço e a excelente perceção de “substância”, é capaz de satisfazer muitas das necessidades primárias de um mercado que “faz as contas”. Com base neste sucesso e com a consciência de que quem pára está perdido, a empresa desenvolveu, de forma algo discreta, a herdeira de tudo isto. Chamar-se-á, ou melhor, chama-se, uma vez que a nova moto já está a circular em território chinês, TRK 552.
Para se manter no segmento de mercado destinado aos titulares de carta de condução A2, o motor permanecerá dentro do limiar dos 48 cv, mas, graças sobretudo a um aumento da cilindrada para cerca de 550 cc, haverá mais binário em benefício das sensações de condução e também para apoiar o cumprimento de regulamentos antipoluição cada vez mais rigorosos, que muitas vezes obrigam o motociclista a aumentar a cilindrada para continuar a cumpri-los sem prejudicar o desempenho.
Pelo que sabemos até agora, o resto da evolução diz respeito à estética, um pouco evoluída mas ainda em linha com a linha clássica deste modelo, e podemos esperar as duas versões clássicas, a X com uma frente de 19″ e a standard com 17″. Por fim, a pergunta: quando em Portugal? Por enquanto, não há uma resposta oficial, mas provavelmente teremos de esperar por uma apresentação oficial talvez depois do verão e uma comercialização subsequente nos primeiros meses de 2025, claro, apenas especulação.