No final do ano passado, revelámos que a Benda – uma das mais interessantes da nova geração de marcas de motos chinesas – registou documentos de descodificação de VIN junto da NHTSA para completar um passo fundamental para trazer as suas motos para o mercado dos EUA. Agora, uma nova bobber de pequena cilindrada da empresa surgiu nos documentos de homologação chineses, dando um indício do tipo de moto que podemos esperar da empresa, se esta entrar de facto no nosso mercado.
Os recentes lançamentos da Benda têm sido notáveis por fugirem à norma. A empresa chamou pela primeira vez a atenção internacional com o seu conceito LF-01 em 2020, e surpreendeu a todos ao colocá-la em produção, inalterada, como a LFC700 um ano depois. Também estreou a primeira moto chinesa com motor V-4, além de trabalhar numa variedade de outras ideias, incluindo uma moto desportiva de 300 cc. A sua nova bobber BD250 pode não ser assim tão radical, mas não deixa de ser uma máquina invulgar que não parece ter rivais directos.
O quadro tem um design estilo Softail com um braço oscilante triangular na traseira, mas em vez de um amortecedor traseiro oculto, existem unidades de suspensão visíveis que parecem estar montadas no braço oscilante. Mas a suspensão dianteira é ainda mais estranha, pelo menos à primeira vista. Pela única fotografia disponível, parece que se trata de uma forquilha do tipo “viga”, mas numa inspeção mais atenta, existem tubos de forquilha telescópicos convencionais por trás dessas vigas. Este é um truque que a Benda já utilizou na bobber Napoleon 500 lançada no ano passado, que envolve completamente a forquilha em caixas exteriores tipo viga, mas o novo design é mais complexo, com o que parecem ser unidades de mola montadas entre as barras da forquilha e as secções da viga.
A documentação de homologação revela pormenores importantes da moto, incluindo a potência máxima de 25,5 cv de um motor bicilíndrico de 249 cc com refrigeração líquida. Este valor está muito próximo da potência do motor ligeiramente maior da Honda Rebel 300, que produz 28 cv com o seu bicilindrico de 286 cc. Com um peso total de 181.8 kg, a Benda é um pouco mais pesada do que a Rebel, no entanto, com a Honda a pesar 165 kg. Ao contrário da Rebel, que tem jantes de 16 polegadas, a Benda utiliza jantes de 18 polegadas com um pneu dianteiro 130/80 e um traseiro 160/70, e a sua distância entre eixos é 2 polegadas mais longa do que a Honda, com 60,8 polegadas. Há um único disco dianteiro com uma pinça de montagem radial de quatro pistões da marca Benda, com o sistema ABS BD01 da própria empresa.
Tal como a maioria das motos chinesas e outros produtos, a maior vantagem da Benda sobre as suas rivais será provavelmente o preço.