No último fim de semana, o Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos passou pelas Beiras na quarta ronda da temporada. Foram 104 os participantes, num total de 68 motos, que aproveitaram o ambiente e um percurso com muito para oferecer.
O tempo bem mais frio e húmido do que é habitual para a época do ano afetou um pouco os planos: se estavam previstos banhos em albufeiras, rios e piscina, a meteorologia tornou-o impossível, mas houve tempo para muito convívio e conhecer os locais visitados como o castelo de Penamacor e a pitoresca vila de Monsanto. O Moto Clube da Covilhã organizou a etapa de sábado, com 125 km entre o centro histórico de Penamacor e o turismo rural do Moinho do Maneio.
Num dia que começou com nevoeiro, pelo caminho, foram vistos locais como o Museu Municipal de Penamacor, o Parque Nacional da Malcata com toda a natureza que tem para oferecer ou a albufeira da Barragem de Meimoa, assim como a Praia Fluvial do Moinho em Benquerença. De tarde, mais locais marcantes, como Águas (de onde é oriunda a família Megre e foi recordado o pioneiro do Dakar que foi José Megre).
Depois, passou-se por Medelim e Salvador antes de Monsanto. A capela de São Pedro de Vir-a-Corça foi o sítio para um jogo de pontaria. O final do dia foi no Moinho do Maneio, uma pequena aldeia tradicional junto do Rio Bazágueda, onde houve mais um jogo de pontaria e petiscos, ao pôr-do-sol. Durante o jantar no hotel, foram conhecidas as respostas às muitas perguntas do dia feitas em jeito de desafio, além de haver um jogo de cultura geral e motociclística.
O dia de domingo teve a organização do Góis Motor Clube, com 47 km e o sol finalmente a brilhar. Os mototuristas foram para o concelho de Idanha-a-Nova. De manhã, Idanha-a-Velha esteve em destaque, com um percurso a pé à procura de respostas naquela vila historicamente conhecida como Egitânia. Houve a oportunidade de passar pela Aldeia do Bispo (terra de Tarzan Taborda) e pelo altar da Senhora do Almurtão. Na sede de concelho, a foto de grupo foi captada junto da Câmara Municipal.
À mesa de almoço, foi confirmada a classificação dos jogos, com o Moto Clube de Albufeira a dominar o top cinco e a ter nova equipas nos 13 primeiros lugares. Vítor Olivença e Ana Carina foram os mais regulares.
O Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos continua já este fim de semana, a 13 e 14 de julho, com o Moto-Rali Turístico do Clube MK Makinas no concelho de Mortágua. As inscrições decorrem nesta ligação.