• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Noticias de Motos

Bajaj prepara novo corte de pessoal na KTM em plena fase de turbulência

by Redação
Novembro 1, 2025
in Noticias de Motos
0
Bajaj prepara novo corte de pessoal na KTM em plena fase de turbulência
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A KTM atravessa um dos períodos mais delicados da sua história recente, pressionada pela sua acionista maioritária, a Bajaj, que está a avançar com uma reestruturação profunda para tentar estabilizar as contas e recuperar eficiência operacional. O cenário interno é tenso e, segundo indicações vindas da própria direção da Bajaj, novos cortes estão praticamente garantidos.

Nas últimas semanas acumulam-se sinais de mudança brusca: perturbações no calendário de produção, o fim da montagem de motos Gasgas em Espanha, a alteração oficial do nome da empresa-mãe para Bajaj Mobility AG e declarações públicas do líder da Bajaj afirmando que “a produção europeia está morta”. O clima, para os trabalhadores austríacos, dificilmente poderia ser mais incerto.

RelatedPosts

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

Rajiv Bajaj, diretor executivo do grupo indiano, afirmou recentemente à cadeia CNBC-TV18 que o objetivo é reduzir os custos gerais da KTM em mais de cinquenta por cento, com foco direto na gestão de topo. Na sua perspetiva, os problemas que levaram a KTM ao atual bloqueio financeiro não resultam da força de trabalho em geral, mas sim das decisões do escalão superior ao longo dos últimos anos.

Nos bastidores, a reestruturação já começou. Segundo Bajaj, o número total de funcionários caiu de cerca de seis mil para quatro mil, mas apenas mil trabalhadores pertencem ao setor operativo que constrói efetivamente as motos. Para o grupo indiano, esta desproporção evidencia a necessidade de cortar de forma mais agressiva no número de cargos de gestão e deslocar parte dessas funções para a Índia ou outros mercados onde os custos são inferiores.

O contexto não deixa margem para romantismos: quando a Bajaj avançou com o plano de resgate — estimado em cerca de oitocentos milhões de euros — a KTM estava afogada num inventário gigantesco de motos por vender, ultrapassando as duzentas e sessenta mil unidades. Uma situação que evidenciava problemas estruturais de planeamento, fabrico e distribuição.

Apesar dos rumores de novos lançamentos — fala-se, por exemplo, de uma Brabus 1400 a caminho da EICMA — o futuro da KTM permanece envolto em incerteza. Só quando a poeira assentar será possível perceber que KTM resultará desta transformação forçada e qual será o verdadeiro alcance do domínio da Bajaj na identidade e na estratégia da marca austríaca.

Related

Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Depois da M…uma R1 V4 no horizonte?

Prestes a regressar ao conceito de motores em V para equipar a sua moto de MotoGP, algo que não 'faz' desde as 500 com motor a dois-tempos, a...

Read moreDetails

Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zero Motorcycles Lompico Concept: A visão que estreia o novo sistema Cypher 4

A Zero Motorcycles apresentou o Lompico Concept, uma naked elétrica criada para servir de montra às tecnologias que a marca pretende introduzir nos próximos anos. No centro desta...

Read moreDetails

Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Adeus Yamaha XSR700? Um dos símbolos da gama pode estar em vias de desaparecer

A Yamaha confirmou que não irá desenvolver uma versão Euro5+ da XSR700, marcando oficialmente o fim de um dos modelos mais emblemáticos da sua gama Sport Heritage. A...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Zontes “faz mira” à Honda: 552G é a nova maxi-scooter que promete ameaçar a X-ADV; chegada a Portugal ainda por anunciar

O mercado ibérico mudou de tal forma que já ninguém olha para a Zontes como uma curiosidade exótica. Em 2025, a marca asiática tornou-se numa força dominante, conquistando...

Read moreDetails

Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

by Redação
Dezembro 4, 2025
0
Triumph eleva conceito de desportiva naked com a Street Triple 765 RX, uma derradeira proposta para as pistas

JORDAN PAY 2025

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.