As restrições de emissões cada vez mais rigorosas estão a forçar os fabricantes de veículos a explorar todo o tipo de opções de energia alternativas. Naturalmente, a energia eléctrica está a tornar-se rapidamente uma alternativa omnipresente à combustão interna. Mas dentro do domínio dos motores de combustão interna, existem algumas inovações.
Um bom exemplo disso é o GNC, ou gás natural comprimido. É algo que o fabricante indiano de motos Bajaj tem em mente, com o CEO da empresa, Rajiv Bajaj, a anunciar o desenvolvimento intensivo da nova plataforma de GNC da empresa.
Como é que um veículo a GNC funciona? Bem, a ideia básica é que o gás natural, constituído principalmente por metano, é comprimido e armazenado num depósito. Ao longo da viagem, o gás é introduzido no motor, onde se mistura com o ar. Esta mistura de ar e gás é então inflamada de forma semelhante aos motores a gasolina normais.
Um dos benefícios importantes é o facto de o GNC ser considerado uma opção mais ecológica quando comparado com a gasolina, uma vez que emite menos substâncias poluentes. Rajiv Bajaj explica que, no que diz respeito às emissões do tubo de escape, o Co2 desce quase 50%, enquanto o monóxido de carbono desce cerca de 75%. Para além disso, os hidrocarbonetos não metânicos diminuem cerca de 90 %. Assim, embora o GNC não seja de forma alguma uma alternativa de emissões zero, é certamente um prolongador da vida do bom e velho motor de combustão interna.