As scooters eléctricas tornaram-se uma alternativa de mobilidade comum em países como a Índia. Num país onde o combustível é fortemente tributado e o salário médio ronda os €10,966.92 € por ano, faz todo o sentido que a população procure transportes acessíveis e económicos.
Nos últimos anos, surgiram novas e interessantes ofertas no espaço da mobilidade eléctrica, e muitas delas focam-se na utilidade, na funcionalidade e na acessibilidade, ao mesmo tempo que incluem características tecnológicas que fazem com que estes veículos de duas rodas, que de outra forma seriam semelhantes a electrodomésticos, se sintam um pouco mais especiais. Já o vimos em novos intervenientes como a Ola Electric e a Ather Energy, no entanto, os intervenientes já estabelecidos também não estão dispostos a ficar para trás. Para o ano de 2024, a Bajaj, um dos maiores fabricantes de motos do mundo em termos de volume, lançou uma atualização muito aguardada da scooter eléctrica Chetak.
Para 2024, a Bajaj Chetak será oferecida em duas variantes: Premium e Urbane. De uma forma geral, a Chetak foca-se na acessibilidade e no preço acessível.
A Bajaj introduziu uma série de características premium que colocam a Chetak ao mesmo nível de algumas das suas concorrentes. Por exemplo, recebe um novo ecrã TFT de cinco polegadas que lhe confere um certo carácter moderno. No lado do desempenho a Bajaj aumentou a potência para proporcionar à scooter uma velocidade máxima de 73 km/h. Quanto à autonomia, os condutores não precisam de se preocupar em ficar sem energia quando circulam na cidade, uma vez que a Chetak 2024 promete até 127 km de autonomia com um único carregamento. O modelo de acabamento Premium também tem um carregador rápido de 800 W incorporado.
Outras comodidades da Bajaj Chetak 2024 incluem indicadores de mudança de direção com cancelamento automático, interruptores de controlo esquerdo e direito e uma prática fechadura eletrónica para maior segurança. O compartimento de armazenamento por baixo do assento também pode ser alcançado com um interrutor e, por falar nisso, a Bajaj aumentou a capacidade de armazenamento para oferecer um pouco de funcionalidade extra para os utilizadores citadinos.