A Bajaj Auto, o parceiro industrial indiano da Triumph, afirmou que espera anunciar a sua primeira mota movida a gás natural comprimido em 2024. De acordo com o fabricante indiano Bajaj, uma moto movida a GNC deverá ser lançada este ano.
Em declarações à CNBC-TV18, Rajiv Bajaj, Diretor-Geral da Bajaj Auto, que constrói a Triumph Speed 400 e a Scrambler 400 X, afirmou que uma moto movida a GNC teria de ser acessível à generalidade das pessoas e que a primeira moto da Bajaj a utilizar GNC estará pronta para ser anunciada antes do final de 2024, prevendo-se o seu lançamento para 2025.
O mercado indiano de motos “está dividido em cilindradas”, disse Bajaj, “sendo as mais populares as de 100-125cc e as de 150-160cc. Por isso, acreditamos que uma moto a GNC deve apelar aos consumidores em cada um destes três pontos de cilindrada, o que nos permite construir uma carteira, em vez de apenas uma moto de uma determinada cilindrada”.
GNC é a sigla para “Gás Natural Comprimido”, que, tal como o hidrogénio, requer a instalação de um cilindro de alta pressão na moto para armazenar o gás. Estes reservatórios têm de ser cilíndricos para igualar a pressão em todo o seu interior e, normalmente, ocupam mais espaço do que um reservatório de gasolina que se encontra numa moto convencional a gasolina. Dito isto, uma das vantagens do GNC como alternativa aos combustíveis fósseis é que os veículos de combustão interna existentes podem ser convertidos para funcionar com GNC, produzindo menos emissões.