No mercado australiano, a indústria de motos está a dar uma resposta positiva no quarto trimestre de 2023. No total, de janeiro a setembro de 2023, foram vendidas 68 572 unidades. Este número inclui motociclos e veículos todo-o-terreno (como os motociclos off-road).
De acordo com um relatório da publicação australiana MCNews.Au, isto representa um ligeiro declínio de 2,3 % em relação ao mesmo período do ano passado, mas representa uma ligeira paragem no declínio dos números de vendas que registaram uma queda de 5,9 % no primeiro semestre de 2023. A melhor parte é que parece haver um ressurgimento das vendas em todos os segmentos de mercado, desde motos de estrada a todo-o-terreno e até scooters. Embora os números representem principalmente quedas em relação ao mesmo período de 2022, é importante destacar que o aumento do custo de vida e das taxas de juros fez com que o poder de compra de muitos australianos fosse atingido este ano.
Olhando para as situações por categoria, as motos de estrada representaram 37,7 % de todas as vendas, com 25.952 unidades vendidas. Este valor marcou uma ligeira diminuição de 1,1 % em relação ao mesmo período de 2022. Enquanto isso, as motos de todo-o-terreno representaram o maior volume com 39,6 % ou 27.212 unidades vendidas. No entanto, o mercado contraiu 5,9 % em 2023. As scooters contribuíram com 6,4 % nas vendas totais, com 4.413 unidades vendidas. Curiosamente, no entanto, as scooters registaram um impressionante crescimento de vendas de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, os veículos de todo-o-terreno mantiveram-se estáveis com 16,2 % do mercado, com 11 175 unidades vendidas.
É interessante verificar que as scooters têm vindo a ganhar força no mercado australiano. Estes modelos compactos de duas rodas são populares na Europa e na Ásia devido à sua funcionalidade, eficiência e preço acessível – aspectos que os australianos estão a ter em conta. De acordo com o Diretor Executivo da Câmara Federal da Indústria Automóvel (FCAI), Tony Weber, as scooters apresentam-se como opções atractivas de mobilidade urbana. “Embora as scooters sejam uma pequena parte do mercado geral, foi importante observar o aumento significativo nas vendas em comparação com 2022”, disse ao MCNews.Au.