A concorrência nunca dorme e mesmo que o desempenho puro não seja tudo, continua a contar bastante. Estamos a falar das hyper-naked ultra-potentes como a Ducati Streetfighter V4 SP, a BMW M 1000 RR e, mais recentemente, a 1390 Super Duke R da KTM com uma central eléctrica ainda maior: todas com potências máximas de pelo menos 190 cv e, no caso da BMW, até 210 cv. A tendência é claramente no sentido de mais desportivismo, mais exclusividade e, portanto, preços mais elevados para os fabricantes.
A Triumph Speed Triple 1200 RS está claramente focada na vertente desportiva.
É claro que a Triumph não quer ser deixada para trás no futuro, pelo menos é o que sugere um protótipo próximo da produção de uma Speed Triple 1200 RS renovada, que o site da 1000ps recentemente apanhou em testes secretos no interior da Catalunha. É provável que se trate de uma nova variante, que também irá mudar o foco da Speed Triple ainda mais para a vertente desportiva. À primeira vista, os retoques visuais são limitados, mas toda uma série de modificações técnicas e ergonómicas são imediatamente reconhecíveis.
Particularmente notável é o aspeto mais robusto em comparação com a atual Speed Triple 1200 RS, que é o resultado de um novo guiador, que por sua vez resulta numa posição de assento diferente para o condutor. Este é montado mais baixo e mais plano do que antes, não muito diferente, mas ainda não idêntico ao da Speed Triple 1200 RR. O mesmo se aplica à suspensão semi-ativa Öhlins. Embora agora também seja semi-ativa no modelo aqui apresentado, pelo menos a forquilha é aparentemente um componente independente. Também funciona com menos curso de suspensão e baixa a frente da moto, o que enfatiza ainda mais o aspeto robusto. Também noutras áreas, a moto em exposição parece ser uma mistura de peças de alta qualidade da versão RR e novos desenvolvimentos. Por exemplo, são utilizadas várias peças de acabamento em carbono, que já servem para diferenciar a atual RR da RS.
Aparentemente não apenas para efeito visual, no entanto, o protótipo nas fotografias também ostenta novas jantes: A estrutura reconhecível em algumas das fotografias indica que estas, pela primeira vez na Triumph, também são aparentemente feitas de carbono. Estas estão equipadas com pneus Pirelli Supercorsa, mas o pneu traseiro parece ser um pouco mais largo do que o pneu traseiro 190 da Speed Triple RS anterior e da RR. Este facto pode ser considerado como mais uma indicação da dinâmica de condução que a Triumph parece estar a procurar com este modelo. É lógico que isto também deve indicar mais potência. Especialmente porque a concorrência, como já mencionado, está a mover-se em níveis de desempenho de quase ou às vezes até mais de 200 cv.
Em todo o caso, o atual motor de três cilindros com 180 cv e 1160 cc ainda oferece muito potencial de desenvolvimento. As alterações reconhecíveis no protótipo em exposição incluem um coletor minimamente alterado e tampas de válvulas modificadas. Um radiador igualmente atualizado e ligeiramente maior na Speedy em exibição também indica outras alterações no motor, o que deve levar a um melhor desempenho superior. No entanto, é de esperar que a Triumph não vá seguir o caminho extremo da BMW e da Ducati para provocar agitação na lista de clientes habituais, mas que continue a ter um mínimo de utilização quotidiana nas suas especificações, apesar das exigências acrescidas em termos de dinâmica. Os 190 cv da KTM 1390 Super Duke R devem, portanto, ser um bom indicador da potência nominal esperada da Speed Triple.