Escusado será dizer que a Aprilia colocou a fasquia alta no segmento das motos de aventura de média cilindrada com o lançamento da Tuareg 660 em 2021. O modelo de enduro-aventura italiano, ao lado da Yamaha Tenere 700, continua a ser uma das duas máquinas favoritas dos condutores de aventura com tendência para a condução em todo-o-terreno. Dito isto, a Tuareg 660 atinge um equilíbrio entre manobrabilidade, desempenho e conforto, tornando-a adequada para condutores de todas as origens.
Para o ano de 2024, não há muitas mudanças na Aprilia Tuareg 660. A empresa de Noale deu à sua aventura-enduro de média cilindrada novos esquemas de cores, realçando ainda mais as raízes de inspiração off-road da moto. No total, foram apresentadas três novas cores: Atreides Black, Canyon Sand e Dakar Podium. As duas primeiras são inspiradas no terreno acidentado do todo-o-terreno, o ambiente natural da moto, enquanto a Dakar Podium, como o nome sugere, é uma homenagem ao desempenho da marca no Rali Dakar 2010 com a Aprilia RXV 4.5.
Outro pormenor que chama a atenção é a utilização de um quadro vermelho nas três cores. Isto proporciona à moto um aspeto mais agressivo e inspirado nas corridas. Pessoalmente, acho que fica muito bem com a versão Atreides Black, uma vez que o quadro vermelho sobressai no meio da carenagem preta.
Para além das novas cores, a Aprilia mantém a Tuareg 660 de 2024 inalterada, e é fácil perceber porquê. A Tuareg 660 é uma das ADV mais competentes do mercado. Isto foi demonstrado pelo seu terceiro lugar no Rali Transanatolia durante a sua estreia internacional. O próximo grande desafio que a moto vai enfrentar é o deserto africano. De facto, a Aprilia está a trabalhar arduamente neste aspeto e até lançou um projeto chamado “Back to Africa”.
Para tornar as experiências ainda melhores, a Aprilia está a expandir a gama de acessórios originais para a Tuareg 660 para o modelo de 2024. A marca introduziu um filtro de ar especializado para condições de todo-o-terreno poeirentas, assegurando um ótimo desempenho do motor e longevidade, independentemente do local onde se escolha conduzir.