Tal como no mundo automóvel, também o mundo do motociclismo adoptou a ideia de motos preparadas para a pista, oferecidas a pessoas como nós. Estas máquinas velozes são normalmente versões adaptadas das motos convencionais de uma marca, ou um passo abaixo das motos de corrida.
E a Aprilia é o mais recente fabricante a entrar em ação com o lançamento da RS 660 Trofeo; uma moto desportiva de edição limitada, apenas para pista, que se baseia no sucesso anterior da marca e uma moto pela qual não podemos deixar de nos entusiasmar.
A moto em si é baseada na RS 660, mas ao contrário da moto de estrada, a Trofeo é efetivamente construída pelo departamento de competição. De acordo com a Aprilia, “a produção limitada, que acontece entre as épocas de competição, é feita diretamente pelo departamento de competição da Aprilia como parte do programa Factory Works.”
Com isto em mente, a Aprilia Racing e o programa Factory Work começam a construir uma moto melhor. O programa elimina o conjunto do interrutor de ignição, juntamente com o ABS – embora “a unidade de controlo do ABS, no entanto, permaneça na moto e ligada para explorar as estratégias do sistema eletrónico integrado – enquanto o resto do sistema de travagem é “simplificado com linhas independentes”. A ECU da moto é então reprogramada com “mapeamento (todos os ‘full power’) desenvolvido pela Aprilia Racing.” Também foi afinada para o escape de competição SC Project.
Para manter tudo nivelado, foi atualizado o sistema de suspensão, com a forquilha dianteira a receber um cartucho interno ajustável “Misano by Andreani”, que funciona tanto para a compressão como para o amortecimento e pré-carga, enquanto que o amortecedor traseiro Öhlins AP948 “tem ajuste hidráulico de pré-carga, compressão e amortecimento”.
O quadro da moto também foi melhorado, já que a Aprilia baixou a posição de condução, enquanto a marca tornou os poisa-pés ajustáveis. A marca também baixou o peso seco – uma métrica absurda como já discutimos no passado – para apenas 153 Kg.