• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 6, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Aprilia desenvolveu motor completamente novo para a RS 457 pensando na versatilidade

by Bernhard Cousin
Setembro 1, 2024
in Novidades - Actualidade
0
Aprilia desenvolveu motor completamente novo para a RS 457 pensando na versatilidade

© Marco Zamponi - www.zamponi.net

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Em março passado, a Aprilia apresentou a nova RS 457. Esta é uma moto desportiva que segue a linha da RS 660, mas pode até ser conduzida por quem tem carta de condução A2 com motor bicilíndrico de 457 centímetros cúbicos cuja potência máxima é de 47,6 cv ou 35 kW.

O diretor de projeto do motor, Alessandro Galli, foi questionado pelo Motociclismo.it sobre se o motor deriva do da RS660, ao que retorquiu: ‘Absolutamente não, não deriva do 660, mas é completamente novo. A partir da carta de condução A2 tivemos de criar um motor completamente novo, e ao seguir os constrangimentos de 48 cv/35 kW trabalhámos a curva de potência e em especial o binário a baixas rotações’.

RelatedPosts

Aprilia All Stars está quase aí: eis o que esperar

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Aprilia RX 125 e SX 125: Evolução a sério em 2025

Segundo o engenheiro, o desenvolvimento decorreu em Noale, mas sendo um modelo para o mercado global o fabrico do motor pode acontecer em qualquer fábrica. E o desenvolvimento foi um processo moroso, com várias opções pensadas:

– Experimentámos muitas [configurações internas], primeiro apenas a um nível de cálculo, e depois também na prática através de banco de ensaios. Testámos configurações com rotações mais altas, precisamente para enfatizar o «ADN» de competição da marca Aprilia, mas a pensar num cliente jovem, com pouca experiência e um uso 360º da moto preferimos trabalhar e concentrar-nos na curva de binário a baixas rotações, dando muito «apoio» até a médias rotações. Apesar disto conseguimos obter uma extensão de até 11.000 rotações por minuto.

O foco da Aprilia esteve na versatilidade, consciente do público diversificado deste segmento de motos e a necessidade de oferecer uma curva de binário que correspondesse a todos os requisitos. E foi o motor a peça central do desenvolvimento, sendo o restante da moto concebido a partir daí.

Tags: Aprilia

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.