A Aprilia começou o ano com a vitória na Africa Eco Race, e agora revelou a sua nova Tuareg Rally – uma moto que conta com essa experiência e deriva da versão de competição.
Jacopo Cerutti, piloto oficial do construtor, ganhou a prova africana e participou no desenvolvimento desta nova moto. Tem um motor de dois cilindros com 660 centímetros cúbicos de cilindrada, com componentes aprimorados como os corpos do acelerador. Cumpre as normas Euro 5+, debita 79 cv de potência máxima e 70 Nm de binário. A caixa é de seis velocidades, com Aprilia Quick Shift.
A moto possui um sistema de escape dedicado da SC Project com um silenciador totalmente em titânio. Ao nível de ciclística, a Tuareg Rally – que pesa apenas 199 kg – tem um quadro em aço tubular. À frente encontra-se uma forquilha USD da Kayaba totalmente ajustável, enquanto atrás há um monoamortecedor Kayaba que também é totalmente ajustável.
Ao nível de sistema de travagem, a moto vem equipada com ABS (que pode ser desligado), dois discos flutuantes e pinças Brembo à frente, com um disco e pinça Brembo atrás. As jantes Ergal de raios cruzados medem 21 polegadas (dianteira) e 18 polegadas (traseira).
Em termos de design, esta moto surge com um guarda-lamas alto e uma nova placa protetora de alumínio que tem uma forma mais protetora. O assento é 20 milímetros mais alto, o que torna mais fácil mudar da posição sentada e da posição em pé enquanto se conduz. O guiador é mais alto, e há novos protetores das mãos.
Está disponível um assento de conforto em três alturas diferentes e sensor de monitorização da pressão dos pneus. Em termos de cores, a Tuareg Rally replica a decoração da versão de competição. O condutor pode contar com quatro modos de condução e controlo de tração.