O Moto Festival de Berna, maior exposição de motociclicos da Suíça, foi cancelado depois de apenas duas edições. O desinteresse por parte de construtores e importadores para 2025 levou a este desfecho.
O certame foi criado depois do fim da Swiss Moto em 2021 – que, durante décadas, se realizou em Zurique. A Swiss Moto tinha uma boa adesão do público, com cerca de 65 mil visitantes nos últimos anos. Assim, a indústria de motociclismo da Suíça procurou um novo evento, e esse foi criado pela Motosuisse e pela Bern Expo: o Moto Festival de Berna.
No entanto, a edição de 2025 foi agora cancelada. Estava prevista para 27 de fevereiro a 2 de março do próximo ano, mas alguns dos grandes construtores e importadores de motos e scooters anunciaram que não iriam participar.
Num comunicado conjunto, a Motosuisse e a Bern Expo explicaram a decisão de cancelar: ‘Alguns dos maiores construtores/importadores de motos e scooters já anunciaram que não participarão devido às atuais mudanças na estrutura da indústria. A Associação Motosuisse e a Bern Expo, depois de terem em conta uma análise de mercado que foi levada a cabo com foco nos concessionários suíços, reconheceram que não pode ser organizado nenhum Moto Festival relevante para a indústria em 2025’.
Assim, a edição de 2025 não será realizada. Porém, a Motosuisse e a Bern Expo garantiram que não é, necessariamente, o fim do certame: ‘Estamos atualmente a estudar se um novo encontro da comunidade motociclista numa forma diferente é possível. A Associação Motosuisse e a Bern Expo estão convictas de que um local de encontro da indústria com foco no caráter de festival tem decididamente futuro. Os rumores atuais sobre a completa dissolução do evento de duas rodas estão incorretos’.