Quando pensamos em motos italianas, nomes como Ducati ou MV Agusta são os primeiros a surgir na mente. Contudo, a Vyrus, uma boutique de engenharia sediada em Rimini, veio redefinir o conceito de exclusividade. A sua mais recente criação, a Alyen 988, não é apenas uma moto: é uma verdadeira peça de arte futurista que poderia perfeitamente figurar num filme de ficção científica.
Um motor com ADN Ducati
No coração da Alyen pulsa um motor Ducati 1299 Superquadro, com uma potência impressionante de 202 cv. Este motor foi produzido numa tiragem limitada de 20 unidades exclusivamente para este modelo e cumpre a exigente norma Euro 5 — um feito notável, considerando que o projeto teve início há quase uma década.
Engenharia de excelência
O motor encontra-se montado num chassis Omega de magnésio, uma obra-prima que combina leveza e resistência. Embora o magnésio tenha sido historicamente considerado frágil perante os raios UV e a humidade, os avanços tecnológicos garantem agora a sua durabilidade “para toda a vida”.
Design de vanguarda
O design da Alyen começou como um esboço de Adrian Morton, o génio por detrás de vários modelos icónicos da MV Agusta. Contudo, a versão final resultou de uma colaboração entre Morton, o fundador da Vyrus, Ascanio Rodorigo, e o designer japonês Yutaka Igarashi. Após 57 iterações, alcançaram um modelo que é tão ousado no visual quanto na tecnologia.
Direção revolucionária
Um dos elementos mais marcantes da Alyen é o seu sistema de direção HWSS (Hydraulic Wired Steering System). Este sistema inovador utiliza cabos de aço que ligam o guiador às laterais da roda, operando através de um fluido especial com nanopartículas. Este mecanismo proporciona uma condução que combina conforto, segurança e precisão.
Materiais de luxo
Cada componente da Alyen foi fabricado com materiais de alta qualidade. O chassis, os braços oscilantes, os pedais, a alavanca de mudanças e as suspensões são todos construídos em magnésio. A carenagem é feita em fibra de carbono, com camadas orientadas para maximizar a resistência onde é mais necessário, sendo moldada num autoclave a 120 ºC para garantir um acabamento impecável.
Pormenores únicos
O acabamento exterior, com uma textura que evoca madeira polida, não é apenas uma escolha estética. Cada detalhe foi concebido para combinar forma e função. As jantes, desenvolvidas em colaboração com a ROTOBOX, são fabricadas com materiais compostos de última geração. Os travões Brembo, que podem incluir discos de carbono-cerâmica, e os pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 completam este conjunto excecional.
Source: Todocircuito