O viajante veronês Luca Falcon perdeu a vida num acidente rodoviário em Angola. De acordo com as primeiras reconstituições, parece que não conseguiu evitar o choque com um camião que vinha em sentido contrário e que, provavelmente, se atreveu a ultrapassar sem se aperceber da presença da moto. A notícia correu de um lado para o outro do mundo, na comunidade dos “world travelers”, chocados com aquilo que nunca queremos ouvir: a perda de um amigo com um grande coração. Os companheiros de viagem entraram imediatamente em contacto uns com os outros para avisar a sua família, mas para Luca não havia mais nada que pudessem fazer, o impacto era fatal.
Luca era amado pela sua alegria e energia vital contagiante. Dons que lhe tinham permitido, juntamente com a sua mulher Giulia, não só recomeçar a viajar pelo mundo depois de um acidente muito grave, mas também fundar o projeto de solidariedade Karma On The Road, com o qual levam próteses para países africanos como Angola para serem reutilizadas e com o qual permitem que outros que tiveram o mesmo destino que ele voltem a andar. Em 2016, teve um acidente muito grave quando regressava do trabalho na sua moto e foi atropelado por um carro. Esse acidente mudou completamente a sua perspetiva da vida. Preso na cama durante um ano, o seu sonho de voltar a andar de moto parecia ter sido completamente destruído quando, após quarenta operações e dois anos de reabilitação, os médicos tiveram de amputar a sua perna esquerda em 2019. Muitos teriam desistido, mas não Luca. A procura da prótese certa e o processo de reabilitação para se reerguer e finalmente voltar à conduzir uma moto fizeram-no descobrir um mundo que nunca tinha conhecido e reacenderam uma chama que nunca tinha sido extinta. De volta a uma moto depois de enormes esforços, apercebe-se de quantas pessoas no mundo tiveram problemas semelhantes aos seus mas não têm a possibilidade de ter uma prótese. Por isso, Luca e Giulia decidiram colaborar com a Legs4Africa, uma organização britânica sem fins lucrativos que recupera membros protésicos de muitos países da Europa e de todo o mundo. Luca e Giulia fundaram assim a associação Karma On The Road, através da qual recolhem próteses em Itália e, graças à rede de distribuição da Legs4Africa, podem enviá-las para vários centros de reabilitação na África Subsariana. Um continente negro que continuam a visitar de moto: com a sua Africa Twin, o casal Karma On The Road percorre frequentemente a rota do sul, precisamente para documentar as suas actividades e mostrar como, com determinação, coragem e força de vontade, é possível ultrapassar os obstáculos mais difíceis.
Outro ingrediente que nunca falta é a ironia: Luca costumava brincar com tudo e especialmente com o seu membro artificial, sobre o qual nunca poupava nas piadas, quer fosse um vídeo no Instagram ou uma entrevista ao vivo. Era a sua forma de tornar a diversidade normal e conseguiu-o de forma brilhante. A sua alegria permitia-lhe enfrentar até os momentos mais difíceis da viagem, tal como estava a fazer nesta última travessia africana. Nos últimos dias, contava as dificuldades que estava a sentir e os sintomas da malária. Não deixa de o minimizar e de mostrar o fascínio da natureza ou a beleza de viajar por estas terras selvagens.
Toda a equipa jornalística envia os seus sentimentos à sua família.
Comments 1