Embora não sejam exatamente as mais populares no mercado dos EUA, as maxi-scooters são incrivelmente populares na Europa graças à sua funcionalidade, adaptação e acessibilidade.
As maxi-scooters são descritas como uma mistura entre uma moto de turismo e uma scooter. Graças a uma regulamentação rigorosa em matéria de licenças na Europa, encontramos pequenas maxi-scooters concebidas para jovens condutores principiantes. Estas motos de duas rodas, equipadas com um motor de 125 cc e muitas características práticas, são muitas vezes o primeiro veículo dos jovens que vivem na cidade. Graças à crescente popularidade das maxi-scooters, vemos cada vez mais novos modelos a chegar ao mercado. É o caso da nova E125 do fabricante chinês Zontes.
Já falámos várias vezes sobre a Zontes e, de todos os fabricantes chineses que pretendem ter sucesso a nível mundial, a Zontes é um dos poucos que parece estar a fazer as coisas bem. A nova E125 é a sua oferta de nível de entrada no segmento das maxi-scooters e partilha a mesma plataforma que a sua irmã maior, a E350. A Zontes diz que a E125 tem como objetivo proporcionar aos condutores o máximo conforto em viagens curtas e longas. A empresa afirma que o estilo da E125 pretende transmitir a ideia de conforto, ao mesmo tempo que transmite uma sensação desportiva e atlética.
Na frente tecnológica, a Zontes E125 está equipada com um monocilindro compacto de 125cc, arrefecido a líquido, com uma cabeça de cilindro de quatro válvulas. Com isso, a scooter produz 14,6 cv de potência – o limite quando se trata de parâmetros de licenciamento A1. Para uma condução fiável, utiliza o sistema de injeção eletrónica de combustível MSE 8.0 da Bosch. O condutor é mantido a par de todas as estatísticas de condução pertinentes através de um ecrã TFT a cores completo com quatro modos e uma função de “Screen Mirroring”. Existe ainda um prático sistema de controlo da pressão dos pneus e uma leitura da temperatura ambiente no painel de instrumentos.
Em termos de bases, a E125 é bastante básica na sua construção, com uma forquilha dianteira telescópica standard e um conjunto de amortecedores traseiros duplos com pré-carga ajustável para ter em conta a condução com um passageiro ou carga extra. A E125 está equipada com travões de disco dianteiros e traseiros com ABS de dois canais para maior segurança. Entretanto, à frente, um farol LED de seis focos ilumina a estrada à frente e um DRL incorporado assegura sempre a nossa visibilidade para os outros utentes da estrada. Outras características de série incluem um para-brisas ajustável eletronicamente e protectores de mãos para maior proteção contra o vento e as quedas.
Quando se trata de preço e disponibilidade, espera-se que o Zontes E125 comece a sair dos salões de exposição em Espanha no final de janeiro de 2024.