Não há dúvida de que a Zero Motorcycles é uma das pioneiras no mundo das motos eléctricas. A empresa sediada na Califórnia já fabricava motos eléctricas muito antes de estas serem consideradas populares e, atualmente, está a colher os benefícios dez vezes mais. As motos da Zero provaram repetidamente as suas capacidades no atual cenário de mobilidade exigente e em constante mudança e, no lado dos entusiastas a Zero é um dos principais intervenientes.
É em grande parte graças à sua inovação contínua que a empresa continua a manter o primeiro lugar no mercado das e-motos. Em França, por exemplo, a empresa dirige-se aos aficionados do todo-o-terreno e de aventura com o lançamento da edição DSR/X Black Forest, prevista para este ano. Baseada no modelo premium de aventura DSR/X, que recentemente completou o extenuante Maudes Trophy no Reino Unido, a edição Black Forest traz uma série de complementos premium que a tornam um modelo de aventura mais capaz.
Antes de analisarmos essas características, porém, vamos primeiro analisar as suas especificações técnicas. Para começar, baseia-se no modelo DSR/X de série e está equipada com o motor Z-Force 75-10X da Zero. Produz uns impressionantes 100 cv de potência em toda a gama de rotações e oferece uns impressionantes 229 Nm de binário. Isto traduz-se numa velocidade máxima limitada eletronicamente de 180 km/h.
No que diz respeito à bateria, a Zero promete um desempenho eficiente e um carregamento rápido graças a um carregador rápido de 6,6 kW que carrega as células de energia em menos de três horas. São prometidos 172 km, com testes realizados em auto-estradas abertas e em ruas citadinas. Outras características incluem suspensão Showa ajustável, travões J.Juan, ABS Bosch e pneus Pirelli Scorpion Trail II
Passando diretamente para as características exclusivas da edição Black Forest, encontramos um esquema de pintura em preto brilhante que confere à moto uma estética elegante. Tem jantes robustas raiadas com pneus sem câmara de ar e até vem com poisa-pés de enduro salientes. Protectores de motor, protectores de quadro e um pára-brisas de turismo acrescentam um toque de segurança e proteção, enquanto um assento confortável o mantém confortável em longos quilómetros, tanto em estrada como fora dela. Por último, mas não menos importante, a moto é equipada com um conjunto completo de malas, composto por uma mala superior e malas laterais. Os compradores em França receberão gratuitamente uma capa para a moto e uma caixa de oferta para aumentar a exclusividade.
As motos da Zero nunca foram baratas, e a edição DSR/X Black Forest não é exceção. Tem um preço de venda ao público a partir de 26.720 €. Por enquanto, no entanto, a edição Black Forest ainda não foi anunciada em nenhum mercado fora do país francês.