Em 2022, o fabricante multinacional de motos TVS, sediado na Índia, fez um investimento significativo de 100 milhões de libras na Norton Motorcycles. Naturalmente, o que é que uma marca icónica como a Norton faz com um tal influxo de capital? Expande-se, é claro, e desde então, vimos a Norton fazer notícias em várias ocasiões com inovações e desenvolvimentos aqui e ali, mas nada realmente revolucionário para que alguém pudesse dizer que a Norton estava de volta ao mercado principal.
Tudo isto pode estar prestes a mudar, uma vez que a TVS está a aumentar o seu envolvimento com a Norton. Na verdade, foi relatado por várias fontes que a TVS está a desenvolver uma nova gama de motos sob a marca Norton. Um artigo recente da AutoCar Professional, uma publicação automóvel sediada na Índia, afirma que a TVS Motor Company está a desenvolver uma nova linha de produtos para a Norton, cujo lançamento no Reino Unido está previsto para 2026. Atualmente, a gama da Norton é composta pela Commando 961, V4SV e V4CR, todas elas motos extremamente premium em circulação predominantemente no mercado britânico, embora um pequeno número tenha chegado a outros mercados.
A próxima linha de produtos da Norton, desenvolvida pela TVS, tem como objetivo o mercado global no segmento “super-premium”, uma categoria que tem assistido a um aumento significativo nos principais mercados, particularmente na Ásia. “Precisamos de ter uma linha de produtos saudável. Estamos agora a conceber e a desenvolver e a colocar esses produtos na sua totalidade e serão necessários seis a oito trimestres para começarmos a perceber completamente os benefícios disso”, disse o Diretor Executivo da TVS Motor, KN Radhakrishnan, à AutoCar Professional. De facto, o CEO da Norton, Dr. Robert Hentschel, fez eco de declarações semelhantes, salientando a necessidade de melhorar a qualidade quando se trata de lançar novas motos.
Num relatório anterior da Web Bike World, o Dr. Hentschel afirmou: “O fornecimento de algumas peças e… a qualidade não era suficientemente boa, pelo que não assinei o contrato. Prefiro ter aqui um produto de qualidade adequada do que queixas de clientes, o que não podemos permitir neste momento, nesta altura do percurso da Norton.” De facto, o passado recente da Norton não tem sido exatamente isento de defeitos. No entanto, parece que a aquisição da TVS, bem como a nova liderança da Norton, estão empenhadas em mudar isso.