As motos eléctricas têm vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos anos, sobretudo no meio urbano. Curiosamente, porém, tem havido um número crescente de veículos eléctricos de duas rodas destinados ao sector todo-o-terreno. Na verdade, faz todo o sentido, uma vez que tem havido um número crescente de críticas em relação aos desportos motorizados todo-o-terreno devido ao ruído e aos riscos de incêndio. Os modelos de todo-o-terreno eléctricos eliminam praticamente todos estes problemas.
Além disso, a elevada potência e o binário dos motores eléctricos provaram ser uma ferramenta útil fora de estrada. Veja-se, por exemplo, a Strix, uma moto todo-o-terreno eléctrica de elevada potência concebida principalmente para utilizações militares. A potente moto eléctrica tem um binário de 1050 Newton-metros e 70 quilowatts. O melhor de tudo é que pesa apenas 118 kg. A potência do motor pode ser ajustada através de vários modos de condução e de uma aplicação para smartphone que lhe permite afinar as definições ao seu gosto
Para além da sua impressionante potência, a Strix é também silenciosa, o que a torna numa forma discreta de os militares se deslocarem. De acordo com a Strix, a moto foi testada pela Marinha dos EUA, pelas forças da NATO e pelo exército da Estónia. O silêncio, no entanto, não é a única caraterística da Strix. A moto também funciona a uma temperatura muito mais baixa do que as motos de combustão interna, pelo que faz um bom trabalho para se esconder do equipamento de deteção de calor e infravermelhos
No que diz respeito à bateria, o Strix tem uma bateria de 6,3 quilowatts-hora que permite um carregamento incrivelmente rápido. Mais especificamente, a empresa afirma que a bateria pode ser carregada de 20 a 80 % em apenas 10 minutos. O motor e a bateria estão instalados numa estrutura de aço cromado que assegura uma construção rígida mas leve.
Atualmente, a Strix está a aceitar pré-encomendas privadas da sua moto elétrica militar, mediante um depósito de 500 €. Quando estiver disponível, terá um preço sugerido de 19.800 €. Dito isto, ainda não se sabe se a versão privada do Strix será legal para circulação na via pública ou se será apenas um veículo todo-o-terreno.