A BMW R 1300 GS de 2024 é a mais recente moto de aventura a conquistar o mundo. Sucessora da muito bem sucedida R 1250 GS, a R 1300 GS assume a liderança daquela que muitos consideram ser a moto de aventura mais icónica do mundo. Dito isto, não é de admirar que muitos fabricantes do mercado pós-venda estejam a lançar todo o tipo de actualizações e acessórios para a moto de aventura de grande cilindrada.
O sistema de escape é uma das primeiras peças que os entusiastas das motos substituem nas suas motos. Um sistema de escape pós-venda bem concebido não só melhora o som do motor, como também melhora ligeiramente o desempenho e reduz substancialmente o peso. Há muito tempo que a SC-Project equipa as motos desportivas com sistemas de escape preparados para corridas. Desta vez, está a lançar uma gama de sistemas de escape para a nova R 1300 GS. Existem dois modelos à escolha – o Adventure-R e o Rally-X.
Concebida para preservar a estética simples e aerodinâmica da R 1300 GS, a Adventure-R recebe um grande recipiente num invólucro de titânio elegante e ultraleve. Também tem um logótipo gravado a laser, uma tampa da extremidade em fibra de carbono e uma saída dupla assimétrica para dar à moto uma estética OEM-plus. A SC-Project assegura que o sistema Adventure-R está em conformidade com os actuais regulamentos Euro 5 e foi submetido a testes rigorosos em todos os tipos de condições para garantir um desempenho consistente e fiável.
A SC-Project oferece o sistema Adventure-R em duas cores – titânio e preto mate. Independentemente da cor escolhida, o Adventure-R combina na perfeição com o escudo térmico de fábrica da R 1300 GS. Além disso, a SC-Project fornece todo o material necessário para uma instalação rápida e sem problemas. Como a maioria dos sistemas slip-on, o Adventure-R não requer qualquer remapeamento da ECU para funcionar eficientemente com a R 1300 GS, e é também compatível com as malas laterais OEM.
A seguir, o SC-Project Rally-X dá à R 1300 GS um aspeto mais desportivo, inspirado nas corridas. A forma cónica com uma tampa desportiva faz lembrar os modelos de rali, e as suas dimensões compactas – apenas 250 milímetros de comprimento – realçam uma construção leve e compacta. Tal como a Adventure-R, a Rally-X é fabricada em titânio de alta qualidade e foi concebida para cumprir as normas Euro 5.
Do ponto de vista do estilo, o Rally-X recebe uma placa de alumínio com o logótipo SC-Project, semelhante ao que encontramos nos sistemas de escape SC-Project Reparto Corse. Todos os elementos de titânio são soldados por soldadura TIG, e os suportes e equipamento são maquinados por CNC para máxima durabilidade e longevidade. A SC-Project oferece o Rally-X numa única cor de titânio e, tal como o Adventure-R, não necessita de afinação da ECU e também é compatível com caixas laterais OEM.
Para mais informações pode consultar o site oficial da SC-Project.