A formação oficial levantou o pano sobre a temporada 2026. Pedro Acosta e Brad Binder renovam a esperança em bons resultados.
As cores marcantes cores da equipa Red Bull KTM Factory voltam a ser notícia a poucas semanas do arranque da temporada de 2026 do MotoGP. Pedro Acosta e Brad Binder estão de esperança renovada para perseguir o tão desejado lugar mais alto do pódio da MotoGP, um feito que permanece fora de alcance desde 2022. O vibrante novo design foi apresentado numa envolvente apresentação online, em conjunto com a equipa Tech3, provocando o entusiasmo dos fãs antes dos muito aguardados testes de Sepang.
A KTM tem sede de vitória desde que Miguel Oliveira conquistou o seu último triunfo no MotoGP; enquanto a última vitória de Brad Binder remonta a meados de 2021. As expectativas são elevadas para a estrela emergente Pedro Acosta, que já provou o seu valor, mas continua à procura da sua primeira vitória na categoria. Depois de terminar em segundo lugar por seis vezes — incluindo Sprints — o desempenho impressionante de Acosta na época passada levou-o ao melhor resultado da KTM, com o quarto lugar na classificação de pilotos.
Mas a pressão está a aumentar! Com rumores sobre uma possível saída de Acosta para equipas rivais, incluindo conversações com a VR46 e recentes ligações à equipa oficial da Ducati para a futura era dos 850cc em 2027, a KTM tem de se unir em torno do seu bicampeão mundial para o conseguir manter. Os desafios iniciais de Acosta nesta temporada serão cruciais, à medida que a equipa procura consolidar o seu futuro no implacável mundo do MotoGP.
No inverno passado, a KTM enfrentou obstáculos significativos devido a dificuldades financeiras, deixando-a vulnerável nas primeiras corridas. A frustração de Acosta foi evidente, com a RC16 a revelar dificuldades de competitividade. No entanto, a chegada de Maverick Viñales à Tech3 trouxe um novo fôlego à estrutura, demonstrando que a moto tem potencial para competir com intensidade. Esta revitalização conduziu Acosta a notáveis doze pódios na segunda metade da temporada, ficando perto das vitórias, mas superando todos os pilotos, exceto Marco Bezzecchi.
Ainda assim, a história foi diferente para Brad Binder, o principal piloto da KTM entre 2021 e 2024, que viveu uma temporada desmoralizante sem qualquer pódio. Este resultado chocante levou a uma reestruturação na equipa, com Phil Marron a assumir funções como seu novo chefe de equipa, enquanto Andres Madrid segue para a Tech3 juntamente com Enea Bastianini.
À medida que a KTM se prepara para a sua décima temporada no MotoGP, ainda orgulhosamente apoiada pela Red Bull, a turbulência financeira continua a pairar. Surgiram dúvidas quanto ao seu futuro na classe rainha, embora a equipa se mantenha firme, tendo já testado um motor de especificação 850cc para 2027 em Jerez, em dezembro passado. No entanto, o futuro permanece incerto, uma vez que nenhum piloto da KTM assinou oficialmente para 2027 até ao momento.
Será que Acosta irá finalmente conquistar a tão desejada vitória, ou será Binder a ressurgir das cinzas após as desilusões da época passada? A contagem decrescente para os testes de Sepang já começou!











